Por:

Rio gera mais de 123 mil empregos formais no ano

A economia fluminense gerou, até o momento, 123.028 novos postos de trabalho com carteira assinada. O resultado apenas ratifica o que já vem sendo divulgado ao longo do ano, com o Rio de Janeiro sendo um dos estados do país que mais gera empregos formais. Em setembro, por exemplo, foram 17.998 novos vínculos empregatícios, o segundo melhor resultado entre os estados da Região Sudeste, segundo os ddos divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

"Um dos principais indicadores do desempenho econômico é a geração de empregos. Temos incentivado a empregabilidade por meio da modernização da máquina pública, melhorando o ambiente de negócios, e de políticas que incluam contrapartidas sociais, como os benefícios fiscais. O Rio está evoluindo e, com ele, o nosso desafio de fazer melhor ainda o que já foi feito. É um desafio muito bom e canalizamos nossos esforços para que o Estado continue avançando", afirmou o governador Cláudio Castro.

A análise, realizada pelo Observatório do Trabalho da secretaria, apontou que quase todas as oito regiões do estado ficaram no azul em setembro, com destaque para a Metropolitana, a Serrana e o Norte Fluminense. Os municípios que mais se destacaram foram Rio de Janeiro (8.416), Macuco (1.594), Niterói (1.582), Macaé (1.130) e Duque de Caxias (1.084).

"Investir em qualificação, incentivar o empreendedorismo e ouvir empresários e trabalhadores são estratégias que temos usado para melhorar cada vez mais o nosso desempenho e ratificar a posição do estado como um dos que mais geram novos empregos", destaca a secretária estadual de Trabalho e Renda, Kelly Mattos.

Ainda de acordo com o Observatório do Trabalho, o setor de Serviços foi o que teve maior saldo de vagas criadas (8.475), seguido pelo Comércio, que gerou 3.822 postos de trabalho. No indicador por faixa etária e escolaridade, os jovens de 18 a 24 anos e aqueles com Ensino Médio completo lideraram a preferência nas contratações, como mostram os percentuais registrados: 53,0% e 80,5%, respectivamente.

Vagas na semana

Nesta semana, a secretaria, para melhorar ainda mais os números captou 2.725 vagas para empregos formais, estágios e jovem aprendiz. Desse total, 1.329 oportunidades com carteira assinada, distribuídas pelas regiões Metropolitana (961), Serrana (277), Médio Paraíba (41) e Costa Verde (50); e 1.396 vagas de estágio e jovem aprendiz, sendo 1.134 pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e 262 pela Fundação Mudes.

Os interessados nas vagas com carteira assinada devem estar regularizados no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. O endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas, disponível no site da secretaria de Trabalho e Renda.

Estágios

A Fundação Mudes oferece 262 vagas de estágio nos níveis superior, médio e técnico, com bolsa-auxílio que pode chegar a R$ 2 mil. Para se candidatar, basta acessar o site da fundação. O CIEE colocou à disposição mais 1.134 vagas de estágio, sendo 663 para carreiras de Ensino Superior e 471 para o Ensino Médio, técnico e jovem aprendiz. Informações mais detalhadas podem ser obtidas em no site da instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.