Por:

Rio vira a capital tecnológica da América Latina

Durante a abertura do evento, no Pier Mauá, o vice-presidente do Correio da Manhã, Marcelo Alves; o secretário de Turismo do Estado do Rio, Gustavo Tutuca; o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Queiroz; e Marcos Salles | Foto: Denis Deli

Por Marcelo Perillier

O maior evento de tecnologia da América Latina deu seu pontapé uma grande palestra de apresentação, como nomes da política e do comércio nacional. O Rio Innovation Week, que chega a sua terceira edição, desembarca no Píer Mauá, com quatro dias de imersão em tecnologia, inovação e soluções sustentáveis para uma economia mais dinâmica e consciente.

Diretor-geral desta terceira edição, Fábio Queiroz exaltou os pilares principais deste ano

"Hoje nós temos aqui quatro pilares: tecnologia e ética na tecnologia; transformação mental; sustentabilidade; e reflexão. Somos 30 conferências, mas uma permeia a outra. Este ano, tivemos o prazer de convidar para este evento 10 mil professores, pois a educação é o pilar do conhecimento. Além disso, temos mais de 2 mil startups divulgando seus produtos", disse Fábio.

O governador do Rio, Cláudio Castro, comentou sobre os avanços tecnológicos do Rio

"Todas as nações que investiram em ciência e tecnologia mudaram em quem empreende e trabalha. E é isso que queremos. Por isso, o Rio é o terceiro estado do país em tecnologia digital e vamos lutar para ser o primeiro", afirmou Castro

Macaque in the trees
O governador do Rio Claudio Castro durante seu discurso no evento que será realizado até a próxima sexta-feira | Foto: Alexandre Loureiro/Ag Enquadrar

 

Macaque in the trees
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também esteve na abertura da conferência. Da esquerda para a direita: Paes; a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; a secretária de Ciência e Tecnologia do Rio, Tatiana Roque; e Fabio Queiroz | Foto: Alexandre Brum/Ag. Enquadrar

Presidente do Finep, Celso Pansera fez questão de ressaltar a ajuda do governo federal no setor de ciência e tecnologia, para impulsionar ainda mais a economia do país.

"A Finep é maior financiadora de eventos do governo federal e nós, finalmente, voltamos a ter recursos do fundo nacional de desenvolvimento tecnológico, para investimentos e projetos em universidades e empresas inovadoras. Nós estamos preocupados com a inovação e com a economia brasileira, para dar incentivo ao poder inovador no país", ressaltou Celso.

O vice-presidente de inovação da Eletrobras, Juliano Dantas fez questão de dizer que a empresa está focada em transformar o Rio como um grande polo de tecnologia do país.

"A Eletrobras acredita em inovação e no rio como polo no país, por ter uma vocação em energia e tecnologia, materializando-se em atrair grandes empresas. Além de vocação, são necessárias plataformas e esse evento é para isso. Para finalizar, o Rio se caracteriza com um movimento cultural forte, para ajudar no desenvolvimento economico. Por isso, acredito que o Rio está pronto para ser uma cidade de inovação no mundo", afirmou Juliano.

Presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros disse que o evento serve para discutir temas relacionados à tecnologia, negócios e inovação, para ajudar ainda mais empresas a resolverem seus projetos de forma rápida e eficiente. Já o presidente da FecomércioRJ, Antônio Florencio de Queiroz Júnior disse que a feira é importante para a troca de informações e para as pessoas terem acesso ao mundo tecnológico.

A secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio, Tatiana Roque falou justamente sobre a vocação do Rio como polo de tecnologia.

"O Rio está pronto para ser a capital da tecnologia da América Latina. Sabemos a importância da ferramenta para dar mais inovação e saltos para o futuro. Por isso, eventos como esse são importantes para as trocas de experiências. E a região do Porto está sendo um polo de tecnologia e inovação, sendo a sede do Instituto de Matemática Aplicada", disse Tatiana.

Luciana Santos, ministra de Ciência e Tecnologia, encerrou a abertura ressaltando as ações do governo federal no setor e os investimentos a serem traçados em energias verdes e sustentáveis, para impulsionar ainda mais as empresas e a economia do país.

O Rio Innovation Week vai até o dia 6 de outubro, com muitas palestras de figuras nacionais e internacionais, além de shows e eventos de games, com o foco em tecnologia, inovação e cultura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.