Por:

Prefeitura implode prédios da antiga Gama Filho

Prédios eram os últimos resquícios da primeira universidade do subúrbio do Rio | Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Diante de tantos eventos neste fim de semana no Rio de Janeiro, um chamou a atenção pelo seu caráter histórico-cultural. No domingo (5), a Secretaria Municipal de Infraestrutura implodiu quatro prédios remanescentes da antiga Universidade Gama Filho, em Piedade, abandonados desde a falência da instituição, em 2014. No local, será construída uma grande área de lazer.

A demolição aconteceu logo às 7h da manhã, com vários moradores do entorno tendo que evacuar suas residências às 6h, fechando o registro de gás de botijão, além de portas e janelas; desligarem a chave geral de energia elétrica; e levarem os animais de estimação.

A primeira sirene foi tocada às 6h30, determinando o bloqueio total das vias (pessoas e veículos). A segunda, às 6h50, marcou a inspeção final da área evacuada. E a terceira, às 6h55, foi o chamado toque de atenção. Por volta das 7h30, houve a liberação da área, com exceção da Rua Manuel Vitorino, após a checagem de técnicos.

Parque Piedade

Com uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados, a nova área de lazer, que integra os planos de revitalização da região, conta com investimento de R$ 58 milhões da Prefeitura, e o prazo para conclusão da obra é de 15 meses. O valor pago pelas desapropriações foi de R$ 54 milhões.

O espaço terá horta urbana, parcão, academia e campo de futebol, além de local para feira e eventos. Ainda estão previstos pista de skate, parque infantil, área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio RJ) vai construir um centro cultural, esportivo e educacional.

Preservação de patrimônio

A Rua da Capela, por sua vez, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.