O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da abertura da 22ª Conferência do Observatório Internacional Democracia Participativa (OIDP), nesta segunda-feira (6), na Cidade das Artes. A conferência reúne até quarta-feira (8) representantes e participantes de municípios de todos os continentes. Além do chefe do executivo municipal, que é presidente do OIDP em 2023, o evento contou com as presenças do prefeito de Grenoble e copresidente do OIDP, Éric Piolle, e do secretário geral do OIDP, Marc Serra. A rede articula mais de mil cidades de todo o mundo.
"Essa é a quarta vez que a conferência é realizada no Brasil, a primeira no Rio de Janeiro. Essa conferência abre um importante espaço para discussões em torno da democracia participativa, com objetivo comum de construirmos cidades mais diversas, inclusivas e transparentes. Ela lança o desafio de estreitarmos ainda mais as relações entre governantes e governados, entre governos e a sociedade, entre política e cidadania. Nas cidades, nós governantes estamos mais próximos dos cidadãos. Como cidade global e no próximo ano capital do G20, o Rio vai trabalhar incansavelmente em defesa da ação local como solução para os principais desafios globais, da erradicação da pobreza ao enfrentamento das mudanças climáticas. Desejo a todos, ao longo desses próximos dias, excelentes discussões, e tenho a confiança e a certeza de que vamos conseguir avançar em soluções perenes que reflitam a nossa agenda comum para a construção de uma sociedade mais justa, livre, igualitária e sustentável", afirmou Paes.
Durante a conferência, será lançada a 2ª edição do Mapa da Mulher Carioca, que investiga áreas e atributos ligados à atuação da administração pública buscando auxiliar a formulação de políticas públicas. O trabalho mapeia as necessidades das mulheres da cidade do Rio, com o levantamento de uma série de indicadores que possibilitam comparar dados e verificar as diferenças e as desigualdades de gênero, raças, gerações e territórios na capital fluminense.