Considerada uma das mais importantes da América Latina, a Feira de Turismo de Gramado celebrou, este ano, 35 anos de existência. E claro que o Rio de Janeiro esteve presente, com um estande bem decorado e bastante atrativo para os visitantes e agentes de turismo.
Logo no início da visitação, na sexta (10), o governador Cláudio Castro conversou com representantes dos principais destinos turísticos, além de agentes, operadores e integrantes da cadeia produtiva do setor.
O espaço promove as atrações fluminenses por meio de uma experiência imersiva, utilizando imagens e fotos com alguns atrativos mais procurados, como praias, montanhas, ecoturismo e grandes eventos. O local também serve para promoção de negócios e interlocução de agentes e operadores interessados na oferta turística do Rio de Janeiro.
"O exemplo de Gramado para o setor de turismo nacional é inspirador. E o Rio é a principal porta de entrada para o Brasil. Assim, temos muito a aprender com Gramado. Essa parceria é fundamental. Mais do que concorrentes somos entes complementares, já que cada um proporciona experiências únicas e distintas aos seus visitantes. O turista pode viajar uma vez para Copacabana e, na próxima viagem, para a serra, que terá duas grandes experiências e vai querer voltar", Castro.
Em seguida, o governador inaugurou a réplica do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, sede do legislativo municipal no Mini Mundo, parque exibe versões de cidades em miniatura, cerca de 24 vezes menores do que o tamanho real.
"Em nome do Rio de Janeiro, gostaria de agradecer por esta homenagem linda. Esse prédio é histórico e fica na Cinelândia, no Centro do Rio. Quando o Rio era capital do país, ali funcionava a Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara. Quando Brasília foi fundada, o prédio virou a Câmara Municipal. Eu tive a honra de ser vereador e exercer minha legislatura ali. É uma honra também para o Estado do Rio esta homenagem a este importante monumento que marcou, e ainda marca, a história do Brasil", agradeceu Castro.
Nesta edição histórica, a Festuris tem como mote: "Capital Humano: chave da transformação" e, pela primeira vez, utilizou três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park.