Mutirão de serviços em Santa Cruz
A Prefeitura do Rio levou o programa Favela com Dignidade à Comunidade Cesarão, em Santa Cruz, neste sábado (25), e atendeu 2.153 pessoas. Diversas secretarias e órgãos municipais participaram da ação conjunta, promovida pela Secretaria de Ação Comunitária.
A Secretaria de Saúde vacinou contra covid-19, influenza e outras, conforme a faixa etária. A equipe de enfermagem fez testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatite, além de testagem para identificar casos de tuberculose, com a primeira amostra a ser coletada durante a ação. As crianças receberam dicas sobre higiene oral e praticaram a escovação correta dos dentes orientadas por profissionais, e se divertiram com o Zé Gotinha e com o personagem do mosquito da dengue. Os agentes alertaram sobre os cuidados para prevenção da dengue, chikungunha e zika.
A Secretaria de Trabalho cadastrou pessoas interessadas no banco de oportunidades de emprego, e a Secretaria de Habitação fez a inscrição no Minha Casa, Minha Vida. As tendas do Procon Carioca e da Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais estavam entre as mais procuradas.
Foi grande também a procura pelos serviços prestados pela Fundação Leão XIII, que concedeu isenção para a segunda via de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento, além de habilitação para casamento comunitário. O Detran-RJ recebeu pessoas interessadas em agendar a 1ª e 2ª via de carteira de identidade.