Por:

Paes quer cidades protagonistas

Na COP28, em Dubai, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi uma das lideranças que participaram do painel "Promovendo uma ação climática ambiciosa multinível", organizado pelo Subnational Climate Action Leaders' Exchange, uma iniciativa criada na COP27 para apoiar cidades, estados e regiões no desenvolvimento e implementação de metas e roteiros de emissões líquidas zero e resilientes ao clima. Estiveram presentes também no debate Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Ani Dasgupta, CEO de Instituto de Recursos Mundiais; Maroš Šefcovic, vice-presidente executivo da Comissão Europeia; e Helen Clarkson, CEO do The Climate Group.

"Não estamos sozinhos neste desafio de buscar um maior e melhor financiamento público e privado para cidades. Na Comissão Global para Financiamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Urbano, que presido junto com a prefeita Anne Hidalgo e o professor Jeff Sachs, dezenas de prefeitos, diretores de bancos multilaterais, filantropos e empresários estão dedicados a seis grupos de trabalho que buscam posicionar melhor as cidades em assuntos como reforma do sistema Bretton Woods e criação de novos instrumentos e instituições como Green Banks (bancos verdes) e Blended Finance (fundos de capital misto). Precisamos das pessoas, de projetos e dos recursos certos para alavancarmos, darmos escala, à ação climática. Precisamos ir além dos projetos-piloto", disse Paes, durante sua explanação no painel.

O debate ocorreu na Cúpula de Ação Climática Local, no espaço de convenções das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Antes, o espaço era dedicado exclusivamente a governos nacionais. Pela primeira vez, líderes locais participaram do centro decisório da COP. O objetivo foi reunir centenas de líderes climáticos nacionais e subnacionais para transformar o financiamento climático, aprimorar a ação global, acelerar a transição energética e fortalecer a resiliência e a adaptação em nível local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.