Por:

Parlamentares mirins em ação

Projeto insere os jovens na política | Foto: Thiago Lontra

Os poderes legislativos municipais e estaduais promoveram, ao longo das últimas semanas, projetos que incentivam os jovens a se interessarem pela política e, claro, para as melhorias na sociedade.

Na Alerj, a cerimônia de encerramento da 14ª edição do Parlamento Juvenil, organizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, quatro ideias debatidas entre os parlamentares mirins foram escolhidas para serem discutidas entre os deputados da Casa para, quem sabe, virarem projetos de lei.

A mais votada foi uma que propõe a realização de provas de concursos públicos em pelo menos um município de cada região do estado. Outra proposta aprovada cria o Programa ResgatArte nas escolas para promover aos alunos desenvolvimento emocional e cognitivo através da exploração de atividades artísticas.

Câmara municipal

Já na Câmara Municipal do Rio, uma das propostas apresentadas e votadas pelos jovens integrantes da Câmara Juvenil visa valorizar a leitura como uma prática social por meio de ações envolvendo toda a comunidade escolar, família e sociedade.

O programa Amigos da Leitura propõe o estímulo ao hábito por meio de ações como a articulação de parcerias com entidades públicas e privadas para a distribuição gratuita de livros e da promoção da leitura e do estímulo à participação de responsáveis no processo de formação da leitura do jovem.

Outra institui a campanha Maio Laranja na cidade do Rio, destinada à promoção de ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O texto prevê a celebração anual no dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A coordenação ficaria a cargo do Poder Executivo, que poderá estabelecer parcerias com outros órgãos, como o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.