Por:

Sesc RJ faz congresso sobre África

O Sesc Rio promove, entre os dias 11 e 12, no auditório Fecomércio RJ, o 1º Congresso Internacional de Estudos Afrodispóricos, para discutir e aprimorar a cultura e a história africana na América. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em link no site do Sesc. Além disso, o público poderá assistir as palestras pelo canal do Sesc RJ no YouTube.

No primeiro dia (11), das 10h às 12h, a diretora de cinema Carmem Luz irá mediar a mesa "Performatividades", que contará com a presença da poeta e dramaturga Leda Maria Martins e da musicista uruguaia Isabel "Chabela" Ramírez. Depois, às 14h, ocorrerá um painel com apresentação de pesquisas de investigadores do Laboratório de Artes e Políticas da Alteridade da Uerj, do Núcleo de Estudos de Performances AfroAmeríndias da Unirio e do Museu AfroDigital da Uerj. A segunda mesa de debates, "Imagens e Fabulações", ocorre às 16h30, terá a cineasta e antropóloga Milena Manfredini e da artista multidisciplinar argentina Julia Cohen Ribeiro, com mediação de Ceiça Ferreira, doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília.

O segundo dia de Congresso (12) começa com a mesa "Teorias e histórias da Arte", às 10h, com Igor Simões, doutor em Artes Visuais, e Claudinei Roberto, formado pelo Departamento de Arte da Universidade de São Paulo. A mediação será da educadora Jana Janeiro, formada em Turismo e pós-graduada em Gestão Cultural. Mais tarde, às 16h30, será a vez da mesa "Pensamentos filosóficos", com filósofa brasileira, especializada em filosofia africana, Katiuscia Ribeiro e o colombiano William Mina Aragon, professor da Faculdade de Direito, Ciências Políticas e Sociais da Universidade de Cauca (Colômbia). Ela será mediada pela estudiosa das Filosofias Africanas e Afrobrasileiras, Naiara Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.