Por:

BRT Transoeste remodelado

Corredor ganha 208 novos ônibus, do 'Amarelinho', que dará mais conforto e segurança à população da Zona Oeste da cidade | Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Depois de meses de troca do asfalto em alguns trechos, a Prefeitura do Rio entregou a Nova Transoeste para os cariocas. O corredor expresso, que liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, passa, agora, a operar com 208 ônibus, dos quais 136 são novos veículos articulados, equipados com tecnologia sustentável Euro 6, além de 22 Euro 5 que já circulavam no trecho Jardim Oceânico x Alvorada e 50 ônibus padrons da nova frota.

"Esse foi o primeiro BRT, entregue em 2012 com muita qualidade, e ele mudou a vida de muita gente. Imaginar que quando voltamos ao governo em 2021 tinham apenas 120 ônibus para os três corredores é inaceitável. Hoje é um dia de muita alegria, poder devolver os três corredores. Na Transolímpica e na Transcarioca a vida já mudou, e agora muda para a população da Zona Oeste também, que recebe esse BRT com dignidade, com tempos menores, com mais conforto e segurança", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes

A requalificação, executada pela Secretaria de Infraestrutura, recuperou a pista do corredor desde o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao futuro Terminal Pingo D'Água, em Guaratiba, passando pelo túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda. Ao todo foram utilizados 52.800 metros cúbicos de concreto, o que daria para encher 28 piscinas olímpicas. Os investimentos ultrapassaram os R$ 221 milhões, e as obras levaram 18 meses.

"Estamos devolvendo a calha do BRT da Transoeste novinha para a população do Rio de Janeiro. Esta obra vai gerar muito mais conforto, segurança e agilidade aos usuários do sistema BRT", afirmou a secretária Jessick Trairi.

Durante a obra também foi construída uma passagem inferior no Terminal Recreio, possibilitando a interligação com a Transolímpica. Agora, a conexão da Transolímpica com a Transoeste será dentro do próprio terminal, eliminando a necessidade de travessia na Avenida das Américas.

Em 2024, serão entregues as obras de transformação de quatro estações do corredor em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. O investimento ultrapassa R$ 180 milhões. Também haverá melhorias viárias e de drenagem para aumentar a capacidade de escoamento de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.