Por:

Governo investe em cultura e lazer para os cariocas

Reabertura do espaço contou com a participação do deputado federal Aureo Ribeiro | Foto: Gui Maia

O Governo do Rio segue atuante em melhorar o território fluminense, em todas as frentes e áreas. No dia 8 de dezembro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa inaugurou a Biblioteca Pública Estadual Tio Jair, na Mangueira.

A solenidade contou com apresentação da Velha Guarda da Mangueira, além da presença de familiares e amigos de Tio Jair, que dá nome ao equipamento. A secretária Danielle Barros ressaltou que a biblioteca é um presente de Natal para todos da comunidade.

"É uma alegria ver tanta gente bacana aqui para prestigiar esse momento tão especial. Estamos entregando para a comunidade da Mangueira essa bela biblioteca, logo em dezembro, como um grande presente de Natal. Gostaria de agradecer aos servidores da secretaria envolvidos nessa ação e que fizeram esse sonho se tornar realidade, como também ao governador Cláudio Castro por todo apoio nessa caminhada", disse Danielle.

O local possui 415 m², somando área interna e externa, e vai oferecer aos visitantes mais de mil títulos, TV, caixa de som e microfone para realização de atividades ao ar livre, cursos, oficinas e contação de histórias. Para marcar esta etapa, um livro de pensamentos do próprio Tio Jair foi recuperado e será reeditado para resgatar seu legado na comunidade.

"Reinaugurar uma biblioteca pública como essa é plantar uma semente no quintal do sonho daquela comunidade, que aguardava por isso há tantos anos. Fortalecer espaços dedicados ao livro e a leitura é, antes de tudo, proporcionar locais de mediação de cidadania e de troca de experiências, de saberes e de vida. A partir de hoje, a comunidade da Mangueira e o bairro de São Cristóvão ganham uma nova biblioteca pública e o Estado do Rio de Janeiro, como um todo, fica mais leitor, fraterno e amoroso. Se a leitura é um ato de amor, como nos ensinou Paulo Freire, essa biblioteca é um grande abraço da nossa gestão para o Rio de Janeiro", comemorou Yke Leon, superintendente de Leitura e Conhecimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.