Parceira que incentiva a agricultura urbana

Por

Outra ação anunciada pelo vice-governador e secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, na COP28, em Dubai, para melhorar o meio ambiente no Rio de Janeiro, foi a inclusão de hortas urbanas nas compras públicas fluminenses. Os estudos para implementar a iniciativa são frutos da parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Universidade Estadual de Campinas.

"Será mais um grande passo do Estado do Rio de Janeiro na direção da sustentabilidade. Comprar esse tipo de produção para a alimentação escolar, hospitalar e outras instituições estaduais, ao mesmo tempo em que fomenta a agricultura familiar urbana, reflete na redução da emissão de gases de efeito estufa, já que o transporte de longas distâncias dos alimentos das regiões mais rurais para as cidades são minimizados, além de garantir a segurança alimentar, a restauração de áreas degradadas e amenizar as temperaturas nos municípios", disse Pampolha.

O estudo aponta que a inclusão de produtores urbanos na cota de 30% da agricultura familiar das compras públicas pode gerar 1.144 novas ocupações e gerar uma contribuição ao PIB de 26 milhões.