'Fala Majeté!' no MAR

Por

Orixá Exu foi representado por Demerson D'alvaro no desfile

Por Rafael Lima

'Boa noite, moça! Boa noite, moço!'. Quem não se lembra do admirável e necessário desfile que deu o título de campeã do carnaval carioca à Grande Rio em 2022? Pois bem, para aqueles que gostaram, vocês poderão sentir, novamente, aquele gostinho daquilo tudo que foi apresentado na Marquês de Sapucaí.

O desfile 'Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu' se tornou a exposição 'Laroye, Grande Rio', e ocupará o Museu de Arte do Rio (MAR), a partir desta sexta-feira, 15 de dezembro. A abertura, às 16h, contará com um show da bateria, junto a diversos segmentos da agremiação de Caxias.

Conforme as informações, a mostra gratuita ficará aberta ao público até o dia 3 de março de 2024, com visitação de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h, sendo a última entrada às 17h.

A mostra foi produzida pelo coletivo Carnavalize, em parceria com os carnavalescos da agremiação Leonardo Bora e Gabriel Haddad, e tem curadoria de Leonardo Antan, Luise Campos e Thomas Reis, com acompanhamento curatorial de Marcelo Campos, Amanda Bonan e Jean Carlos Azuos, da equipe MAR.

Exu é o Orixá da comunicação e da linguagem. Entre outras atribuições, ele atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades. É cultuado no continente africano pelo povo iorubá, bem como em cultos afrodescendentes, como no candomblé baiano e no tambor de mina maranhense, entre outros. A exposição procura também discutir a essência da divindade Exu para além do preconceito e da visão comum de que o orixá estaria associado ao diabo na cultura ocidental.

O Musei de Arte do Rio fica localizado na Praça Mauá, nº 5, na região central da capital fluminense.