Por:

Esquema tecnológico da PM garante paz no Ano Novo

Operação contou com 3 mil agentes em Copacabana | Foto: Philippe Lima

O esquema especial das forças estaduais de segurança garantiu uma festa tranquila para os 2 milhões de visitantes e moradores que foram passar o Réveillon em Copacabana A Secretaria de Polícia Militar destacou cerca de 3 mil agentes para as festividades. Toda a área de Copacabana foi mapeada, com a definição de 30 pontos de bloqueios e 15 pontos de revista. Foram usados 150 detectores de metais, 61 torres de observação e monitoramento aéreo com uso de drones.

"O Réveillon no Rio foi marcado pela tranquilidade. O investimento que fizemos em tecnologia de ponta e o reforço no policiamento garantiram uma sensação de segurança e possibilitaram que todos aproveitassem em paz a festa", disse o governador Cláudio Castro.

Na noite da virada começou a funcionar o sistema de reconhecimento facial, capaz de identificar indivíduos foragidos da justiça. Tanto que um homem com mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio foi preso, após ser identificado no sistema. Ele foi encaminhado para a 13ª DP.

Em outros pontos do bairro, três homens foram detidos e 12 adolescentes apreendidos pelas equipes policiais. Um quarto homem foi preso após abordagem. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto.

Quatro aparelhos celulares, uma quantia em dólares e reais, além de pertences furtados, foram recuperados por policiais do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões e do 19° BPM (Copacabana), que conduziram a ocorrência.

Ainda em Copacabana, garrafas de vidro foram recolhidas nos pontos de bloqueios e revistas de acesso ao bairro. O impedimento dos objetos foi previamente alinhado, e informado, desde a divulgação do planejamento de segurança da polícia militar. A medida teve como objetivo a segurança da população, na tentativa de evitar que o material pudesse ser usado, eventualmente, no cometimento de crimes.

Ao todo, 102 objetos perfurocortantes foram recolhidos nos pontos de revista em todo o bairro de Copacabana.

Na região central da capital fluminense, no Boulevard Olímpico, 10 materiais perfurocortantes foram apreendidos nos pontos de revista com detectores de metal e um simulacro de arma de fogo foi apreendido pelos policiais do 5° BPM (Praça da Harmonia) em um dos pontos de bloqueio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.