Por:

Reconhecimento facial na folia?

Sistema já é utilizado com sucesso nos aeroportos | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Sucesso no Réveillon, o esquema de reconhecimento facial deve ser utilizado no carnaval. A informação foi dada pelo secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, durante a coletiva do balanço das festas de fim de ano. Para ele, o equipamento foi bem aceito e respondeu as expectativas, o que motivou a corporação a utilizá-lo também na folia do Rei Momo.

"A nossa primeira parte é implantar o que foi contratado, trabalhar a questão da orla, vias de acesso e túneis da cidade. O nosso desejo para o Sambódromo é que a gente consiga fazer em todo o entorno, na parte externa, também o videomonitoramento. Nós temos um sistema que pode ser empregado de forma volante. Esse sistema que a gente vai utilizar. A previsão é que ocorra essa implementação para que a gente possa ter no entorno do Sambódromo toda a questão do videomonitoramento, afirmou Pires, ressaltando que será avaliado como utlizar o reconhecimento nos blocos:

"Sobre os blocos, vamos ter que sentar com a prefeitura para a gente definir melhor essa questão dos desfiles para que a gente tenha um corredor previamente definido. Vamos começar a sentar para conversar isso e ver uma forma de levar esse sistema para os blocos. É certo que no entorno do Sambódromo o sistema será implantado", encerrou o secretário.

O porta-voz da PM, coronel Marco Andrade, adiantou que, até o fim do primeiro semestre, toda a orla carioca, vias expressas e túneis estarão com o equipamento em uso.

"É um investimento em prevenção. Na verdade, é muito comum a prática de pequenos delitos e pessoas sendo assaltadas ou furtadas com objetos perfurocortantes [no réveillon]. A Polícia Militar fez um fechamento do bairro de Copacabana, fechamos algumas ruas, direcionando as pessoas pra acessarem a praia para passarem pelos pontos de revista", afirmou Marco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.