Por:

Correio Carioca | Hotelaria celebra adiamento de vistos para três países

Alfredo Lopes, do HotéisRio, comemora decisão | Foto: Alexandre Macieira

O presidente do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da capital do Rio (HotéisRIO), Alfredo Lopes, considerou acertada a decisão do presidente Lula de adiar para abril a exigência dos vistos para norte-americanos, canadenses e australianos. Antes prevista para iniciar em 10 de janeiro, ela foi postergada, por meio de decreto do Governo Federal, para 10 de abril.

"Sempre considerei a exigência de vistos uma visão unilateral desalinhada com a atual demanda do turismo. Esperávamos que o Governo Federal buscasse caminhos para ampliar investimentos em promoção e captação, que neutralizasse um histórico desastroso de relacionamento com estes mercados com enorme potencial de resposta. Reconhecemos que este governo, em um trabalho consistente que vem sendo realizado pela Embratur, caminha positivamente neste sentido", declarou Lopes.

 

Número de turistas aumentou

Durante mais de três décadas, o trade turístico brasileiro buscou a flexibilização da exigência de vistos para os norte-americanos. A conquista do fim da exigência, em 2019, apresentou resposta rápida. Dados da Polícia Federal mostram que houve incremento de 21,39% na entrada de turistas provenientes dos EUA no segundo semestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, embora em 2020 o cenário internacional tenha sido drasticamente afetado pela pandemia. Em 2021, o país chegou ao posto de principal emissor de turistas para o Brasil (132,2 mil).

Teatro dos Correios reabre nesta semana, após reforma

Espaço estava em reformas desde 2018 | Foto: João Victor Ramirez/SMC

O Rio volta a ganhar um novo espaço cultural, totalmente repaginado: o Teatro dos Correios, agora batizado de Léa Garcia, em homenagem à grande atriz carioca (1933-2023). Fechado desde 2018, o local voltará a funcionar na quinta (11), com a aclamada "Macacos", com texto, direção e atuação do vencedor do Prêmio Shell, Clayton Nascimento, que volta a cartaz para seis sessões: dia 11 (para convidados) e dias 13, 20, 21, 27 e 28 (sábados e domingos) para o público, com venda de ingressos na plataforma Imply e bilheteria física. Entre as novidades, a instalação de um sistema de ar condicionado e a revisão das estruturas de som e luz e também da caixa cênica, além de outras melhorias.

São Sebastião

O prefeito Eduardo Paes recebeu, nesta segunda (8), das mãos do cardeal e arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, a imagem peregrina de São Sebastião, no térreo do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, como parte da programação da Trezena ao santo.

Trezena

Dom Orani fez uma celebração e agradeceu a acolhida na sede administrativa da Prefeitura, ressaltando que o ano será de grandes eventos no Rio, com destaque para a reunião do G20. São Sebastião é padroeiro da cidade e seu dia, 20, tornou-se feriado municipal.

Faixa exclusiva

A CET-Rio vai implantar uma faixa exclusiva de 2.200 metros de extensão na Linha Vermelha para acesso exclusivo de veículos à Ilha do Governador. A medida tem por objetivo ordenar o tráfego na via expressa, em função do esperado aumento dos voos no Galeão.

Aeroporto

O sistema de fiscalização será feito por meio de leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador, pois caso sigam para a Baixada, o equipamento detectará que houve evasão da faixa exclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.