Por:

Correio Carioca | Estado terá delegacia para cuidar de crimes de trânsito

Projeto de lei foi sancionado por Cláudio Castro | Foto: Divulgação/ Alerj

O governador Cláudio Castro sancionou a lei Lei 10.273/23, de autoria da deputada Franciane Motta (União), que autoriza a criação da Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (DEPICT). O projeto foi publicado no Diário Oficial desta terça (9). A proposta tem como mote fortalecer as ações de segurança viária e combate a delitos relacionados ao trânsito. Ela terá a função de polícia judiciária, ou seja, deverá investigar e combater crimes relacionados ao trânsito, com a importante finalidade preventiva, tendo como objetivo a conscientização da sociedade sob a responsabilidade da manutenção de um trânsito sem violência. A deputada, para fazer a proposta, destacou que, segundo o Anuário Estatístico do Detran-RJ, houve um crescimento de 4,3% nos acidentes de trânsito entre 2020 e 2021.

 

Criminosos 'embargam' Parque Piedade

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, nas redes sociais, disse que criminosos estão cobrando R$ 500 mil para liberar obras do novo Parque Piedade. Em uma publicação no X, antigo Twitter, Paes marcou os perfis da Polícia Federal e do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, para que tenham ciência do caso e tomem as devidas providências. Segundo o prefeito, os criminosos negociaram diretamente com a empreiteira responsável pelas obras os valores. O prazo para conclusão da obra é de 15 meses.

Bombeiros salvaram 2 mil pessoas nas praias em janeiro

Número é bem superior ao registrado no ano passado | Foto: Divulgação/ CBMERJ

O Corpo de Bombeiros registrou aumento significativo de resgates em praias do Rio neste início de ano, em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, foram feitos 2.404 salvamentos, em um total de 107.417 prevenções. No ano passado foram 528 para 44.011 prevenções. Porém, outro dado caiu: o de crianças desaparecidas. Até agora, 143 crianças perdidas, ante 166. Uma delas, contudo, ganhou repercussão. O garoto Edson Davi, de 6 anos, que sumiu na Praia da Barra, na altura do posto 4. Recentemente, um vídeo divulgado na internet mostra o jovem perto do mar. O caso está na Delegacia de Descoberta de Paradeiros.

Podcast BBB

A nova edição do Big Brother Brasil nem começou e já está dando o que falar. Os ex-BBBs Fran e Diego Grossi lançam nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10), às 22h30, o podcast "Fama ou Flop", para comentar tudo o que rola na casa mais vigiada do Brasil.

ParkJacarepaguá

As gravações do podcast serão feitas diretamente do MultiStudios — estúdio em estilo casa de vidro, dentro do shopping ParkJacarepaguá —, com a presença e interação do público. No local, aberto ano passado, mais de 80 podcasts já foram gravados, de temas variados.

UFRJ

Estudantes da UFRJ poderão se aprofundar em conteúdos como computação em nuvem, inteligência artificial e 5G, graças a uma parceira da universidade com a empresa chinesa Huawei. Os cursos serão todos gratuitos e com certificação reconhecida pela indústria.

Parceria

A UFRJ está terminando o processo burocrático de adesão e a expectativa é que os alunos possam acessar os cursos a partir do segundo semestre. Os cursos são ofertados por meio da chamada ICT Academy, lançada em 2013 pela Huawei, na plataforma MECPlace.

PF espera concluir caso Marielle no 1º trimestre

Por Folhapress

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou nesta terça (9) que a instituição espera finalizar em breve as investigações sobre a morte da vereadora carioca Marielle Franco. Durante entrevista para a rádio CBN, disse ter convicção que a corporação dará uma resposta final sobre o caso no primeiro trimestre.

Após as constantes trocas no comando do inquérito da Polícia Civil e uma série de tentativas de atrapalhar as investigações, a Polícia Federal instaurou, em fevereiro, um novo inquérito. Com isso, a corporação, o Ministério da Justiça e o Ministério Público do Rio assumiram os trabalhos para concluir o caso.

A fala de Rodrigues é semelhante ao que disse o então ministro Flávio Dino, em dezembro, ao fazer um balanço sobre sua gestão, já que vai assumir uma cadeira na Suprema Corte.

"De fato eu tenho um limitador institucional e epistemológico e não tenho informação de quando, mas o que é possível saber dos delegados que presidem o inquérito é que estamos em uma fase final. Até onde chegará essa fase final eu não sei", disse Dino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.