Por:

Riotur divulga esquema operacional do Carnaval

Operação contará com agentes da Saúde, Comlurb e Guarda Municipal | Foto: Divulgação/ Riotur

A Riotur apresentou o esquema operacional para o Carnaval de Rua 2024. A coletiva contou com a participação de autoridades do Centro de Operações Rio (COR), da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, CET-Rio, Secretaria de Saúde e Comlurb.

"Tivemos no Réveillon um grande exemplo de como o Rio de Janeiro está apto a sediar megaeventos e como os órgãos públicos podem trabalhar coordenadamente. O sucesso se deve, em grande parte, ao trabalho integrado e ao planejamento prévio", disse o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

A Riotur também anunciou duas ferramentas para facilitar a vida do folião: o lançamento em todas as plataformas digitais do aplicativo Blocos do Rio 2024 e o site oficial. Ambas as plataformas serão atualizadas simultaneamente e sincronizadas com o COR.

Ordem urbana

A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal vão empregar três mil agentes para atuarem no ordenamento dos blocos. Do total, 1.500 estarão voltados para as ações de trânsito, com o objetivo de minimizar possíveis impactos na fluidez das vias, promover a segurança viária e reprimir o estacionamento irregular. Nas ações de ordenamento urbano, os agentes vão coibir a venda ilegal de bebidas em garrafa de vidro e os ambulantes que não foram regulamentados pela Prefeitura.

A Guarda Municipal também realizará distribuição de pulseiras de identificação para crianças em desfiles de blocos infantis. Além disso, equipes da Ronda Maria da Penha vão atuar em desfiles, com o objetivo de evitar atos de violência contra a mulher.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema especial de atendimento pré-hospitalar nas áreas de maior concentração de público, com quatro postos médicos que darão suporte a um total de 47 blocos. O esquema começa a operar já no fim de semana de 20 e 21, quando desfilam os dois primeiros megablocos da temporada: o Carrossel de Emoções e o Chá de Alice.

No Centro, são dois postos localizados na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca e que funcionarão nos dias 20, 21, 27 e 28 de janeiro; 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro. O posto de Ipanema fica na Praça Nossa Senhora da Paz e dará suporte também aos blocos que desfilam na Lagoa e no Leblon, nos dias 27 e 28 de janeiro; 3, 4, 9, 10, 11, 12, 13 e 18 de fevereiro. Já em Copacabana, atendendo ainda aos foliões dos blocos do Leme, o posto fica na Praça do Lido e funcionará nos dias 10, 13 e 17 de fevereiro.

Comlurb

A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza, com os trabalhos começando neste sábado (13), primeiro fim de semana com o desfile dos blocos oficiais. Os superblocos, com público estimado acima de 500 mil pessoas, contam com a presença de cerca de 300 garis e a colocação de 600 contêineres. Para blocos especiais, com público estimado acima de 80 mil pessoas, serão cerca de 40 garis e instalados 250 contêineres. Para os demais blocos menores de toda a cidade, serão de 10 a 30 garis e de 10 a 50 contêineres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.