As reformas na Transoeste já estão surtindo o efeito esperado. Mesmo com tumulto no período inicial, o esquema com os novos ônibus parece ter engrenado. Dados contabilizados pela Mobi-Rio mostram que, de 9 de dezembro de 2023 a 9 de janeiro de 2024, passaram pelo corredor 4.265.177 pessoas viajando nos amarelinhos, 795.952 a mais do que no período de 9 de dezembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023, quando usaram o corredor 3.469.225 passageiros.
O corredor passou a operar com 208 ônibus, dos quais 136 novos veículos articulados, equipados com tecnologia sustentável Euro 6, além de 22 Euro 5 que já circulavam no trecho Jardim Oceânico x Alvorada e 50 ônibus padrons da nova frota que operam no trecho da Avenida Cesário de Melo. O início da operação dos novos articulados no corredor aumentou a oferta, e os intervalos entre os ônibus diminuíram em mais de 50% nos horários de pico.
A requalificação recuperou a pista do corredor de BRT desde o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao futuro Terminal Pingo D'Água, em Guaratiba, passando pelo Túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda. Os investimentos ultrapassaram os R$ 221 milhões, e as obras levaram 18 meses.
Durante a obra também foi construída uma transposição no Terminal Recreio, possibilitando a interligação com a Transolímpica. Agora, a conexão da Transolímpica com a Transoeste é realizada dentro do próprio terminal, eliminando a necessidade de travessia na Avenida das Américas e proporcionando mais conforto aos usuários.
Este ano, serão entregues as obras de transformação de quatro estações do corredor em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. O investimento ultrapassa R$ 180 milhões. As obras estão a pleno vapor e preveem, além da expansão das antigas estações, a criação de passarelas de acesso às novas estruturas e aos terminais alimentadores, que farão a integração entre ônibus e vans com vias importantes.
Para fomentar a recuperação do Sistema, a Prefeitura do Rio tem investido quase R$ 2 bilhões em parceria com o Governo Federal