Por:

Orgãos municipais fazem megaoperação de limpeza

Agentes da Guarda Municipal e da Comlurb trabalharam intensamente para limpar cidade | Foto: Fabio Motta/ Prefeitura do Rio

Equipes da Prefeitura do Rio fizeram um mutirão para atender a população carioca e liberar os mais rápido possível ruas da cidade, depois do temporal que caiu no último fim de semana. Equipes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal fizeram 113 resgates, utilizando botes e caçambas das viaturas para auxiliar as pessoas a saírem das suas residências com segurança e também na retirada de alguns pertences. Além disso, 51 veículos que estavam parados na Avenida Brasil (altura de Irajá) e em outros pontos da cidade foram removidos com a presença dos proprietários.

"A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal estão totalmente focadas e com equipes exclusivas atuando no auxílio aos impactos da chuva, no resgate de pessoas, remoção de veículos e também na ajuda de distribuição de doações de mantimentos e colchões para os desabrigados. Seguiremos firmes nesse trabalho de apoio logístico e ações humanitárias para cuidar dos cariocas e minimizar os impactos na cidade", destacou o secretário Brenno Carnevale.

Ao todo, 590 agentes foram mobilizados para agir em diversas regiões da cidade, com atenção especial aos locais com bolsões de água e quedas de árvores, no desvio do trânsito e interdições da Avenida Brasil, no apoio à população e à remoção de veículos enguiçados no meio das ruas.

No auxílio à operação, foram utilizadas 113 viaturas, 47 motocicletas, oito reboques e dois caminhões. As equipes da Ordem Pública, em ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, auxiliaram na distribuição de colchonetes e água nos pontos de apoio.

Ações da Comlurb

A Comlurb mobilizou 1.500 garis, que trabalharam intensamente para deixar a cidade mais limpa. Eles contaram com o apoio de 60 caminhões compactadores, 33 caminhões basculantes, 24 pás mecânicas, nove caminhões pipas, 17 minipás carregadeiras, vans e micro-ônibus para o transporte dos funcionários, motosserras e caminhões cestos para o manejo arbóreo.

As equipes também trabalharam na desobstrução de caixas de ralo, nos bolsões d'água, na lavagem de logradouros com água de reuso, na remoção de lixo, na raspagem de lama e na remoção de galhos, árvores, móveis e outros bens inservíveis danificados e descartados pelos moradores.

Hospitais

Por causa dos problemas causados pelas chuvas, consultas ambulatoriais que estavam marcadas Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, que teve o subsolo inundado, foram reagendadas. Euipes da Secretaria Municipal de Saúde vão entrar em contato com os pacientes, para informar a nova data para atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.