Por:

Estado reforça equipes no combate a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio dará treinamentos aos médicos das UPAs e das emergências de hospitais para aperfeiçoar o diagnóstico clínico da dengue e aumentar as chances de recuperação mais rápida dos pacientes. A decisão foi anunciada numa reunião da secretária Claudia Mello com diretores e chefes de pediatria das unidades de emergência, a coordenação das UPAs estaduais e a Fundação Saúde.

O treinamento tem foco no manejo clínico pediátrico e neonatal, com abordagem de sinais, sintomas, melhor forma de tratamento e a diferenciação da dengue com outras doenças que apresentam estado febril semelhante, como a zika e a chikungunya. De acordo com a secretária, durante a capacitação, também será reforçado que o Laboratório Central Noel Nutels receba as amostras para a identificação dos sorotipos circulantes no estado.

No ano passado, a secretaria qualificou mais de 200 profissionais de saúde para que eles possam oferecer respostas imediatas em diferentes cenários epidêmicos, desde a chegada dos pacientes às unidades, além da análise clínica, indicação de medicamentos e coleta de exames a serem enviados ao laboratório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.