Por:

Quarta é dia de doar sangue!

Ações são distintas, mas com o intuito de ajudar o Homorio | Foto: Prefeitura do Rio

A Secretaria Especial de Cidadania promoverá, na quarta-feira (31), um dia de coleta de sangue na sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, no subsolo, sala 2, das 10h às 15.O secretário Renato Moura ressalta a importância da doação.

"Ações como essa são fundamentais para incentivar o ato de doar sangue e ampliar os estoques da cidade. Convidamos os cidadãos a participarem. Doar sangue também é um ato de cidadania, que pode salvar vidas", disse Renato.

Os doadores devem documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional); estar bem de saúde; pesar no mínimo 50 Kg; não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos nas 3h que antecedem a doação. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais.

Em 30 dias o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação.

Pedro II

O Hospital Municipal Pedro II (Rua do Prado, 325), em Santa Cruz, também promove, na quarta-feira (31), das 10h às 15h, campanha de doação de sangue no hall do elevador do 1º do CER Santa Cruz.

Por quê doar?

Doar sangue é seguro e salva vidas. Depois da coleta, os componentes sanguíneos são separados e quatro pessoas podem ser beneficiadas. E 24 horas após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta de sangue seguinte pode ser feita após oito semanas para homens; e 12 para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.

Contraindicações

Caso tenha contraído a covid-19, pode doar sangue após 30 dias. Além disso, ter tomado a dose da vacina contra o coronavírus há, no mínimo, 7 dias e/ou ter tomado a dose da vacina da gripe (influenza) há, no mínimo, 2 dias.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.