Reconhecimento facial ajuda polícia em prisões

Desde o Réveillon, quatro pessoas foram capturadas com sistema

Por

Agentes estão conseguindo prender foragidos com mais rapidez com sistema

E o sistema de reconhecimento facial continua dando resultados para a equipe se segurança do Estado do Rio. Policiais militares do 19° Batalhão prenderam, nesta quarta (3), mais um foragido da Justiça: uma mulher com mandado de prisão em aberto por roubo, expedido em 2012. Ela estava caminhando pelo calçadão de Copacabana, quando foi identificada por uma das câmeras, e conduzida à 12ª DP, onde o caso foi registrado.

O sistema, em funcionamento desde o Réveillon, é usado para detectar pessoas com pendências judiciais. O investimento do governo no pacote foi de R$ 18 milhões, entre equipamentos e softwares.

"O trabalho integrado entre as forças de segurança pública do Rio e o uso de tecnologia de ponta estão aprimorando a atuação dos nossos agentes. Vamos instalar câmeras em toda a orla marítima, túneis, e também nas vias expressas, começando pelas Linhas Vermelha e Amarela. A previsão é de que, até o fim do primeiro semestre, todos os pontos estejam com as câmeras instaladas. Continuaremos garantindo a segurança de moradores e turistas do nosso estado", afirmou o governador Cláudio Castro.

Outros três criminosos foram capturados com o auxílio da nova ferramenta. Um homem, que estava foragido da Justiça desde março de 2023, foi preso na noite de 31 de dezembro, em Copacabana. Os outros dois foram localizados por policiais do Segurança Presente na última terça (2), também em Copacabana.

A previsão é que o sistema seja ampliado a partir deste mês. Para o Carnaval, há previsão de que ele funcione no entorno do Sambódromo.