Carnaval de Rua 2024 terá, no mínimo, desfile de 453 blocos

São estimados dez cortejos de megablocos, todos no Centro

Por

Ronnie Costa, presidente da Riotur, afirmou que há quatro meses planeja a folia

A Marina da Glória foi o palco da apresentação do esquema do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro deste ano. A previsão inicial são de 453 blocos desfilando e um público esperado de 5 milhões de foliões. A maioria será no Centro (128), seguido por Zona Sul (98) Zona Oeste (29) e Barra/ Recreio/ Vargens (12). Os foliões também vão ter nove blocos em Jacarepaguá. As ilhas de Paquetá e do Governador vão ter 34 desfiles oficiais.

A organização seguirá o mesmo esquema do ano passado para os megablocos, aqueles com previsão de mais de 100 mil pessoas. Para 2024, há estimativa de dez: Carrossel de Emoções, Chá da Alice, Bloco da Gold, Bloco da Lexa, Chora Me Liga, Cordão da Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anitta e Monobloco. A novidade é a volta de Preta Gil às multidões, onde receberá uma homenagem ao Bloco da Preta, durante o Bloco da Favorita.

"Nosso planejamento acontece sempre com muita antecedência. Os órgãos da Prefeitura vêm se reunindo semanalmente há quatro meses para que possamos entregar um carnaval de rua organizado e com segurança. Temos muito orgulho de fazer essa que é a maior festa do planeta, o Carnaval do Rio de Janeiro", afirmou o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

Outra novidade para este ano é a antecipação do aplicativo da folia. A partir do dia 12, todas as plataformas digitais já estarão com o dispositivo, que ajudará a logística do folião, com datas e horários dos blocos. Além disso, o Carnaval de Rua 2024 terá um site especial, para facilitar ainda mais a vida do turista e morador da cidade durante a folia.

"Todos os anos temos o aplicativo oficial do carnaval de rua. E este ano teremos a novidade do site, com toda a programação dos blocos", disse o vice-presidente da Riotur, Gustavo Mostof.

Como forma de conscientizar ainda mais a população, a Riotur espalhará 450 galhardetes pela cidade, com informação sobre os desfiles em diferentes mídias digitais, além de painéis em bancas de jornais, empenas, circuito de tevês em ônibus e edifícios.