Nova reitoria da UERJ toma posse

Governador participa da cerimônia, como chanceler da universidade

Por

Nova diretoria ficará no comando até 2027

Em cerimônia realizada nesta quarta (10), no Palácio Guanabara, o governador Cláudio Castro deu posse à nova reitoria da UERJ, Dra. Gulnar Azevedo e Silva. e como vice-reitor, o professor do Instituto de Letras, Bruno Deusdará. Ambos foram eleitos pela comunidade acadêmica para liderar a instituição no período de 2024 a 2027.

"Desejo aos novos reitores uma gestão com muitos frutos à frente desse patrimônio do Rio de Janeiro, que é a UERJ. Tenho muito respeito por esta instituição. Nos últimos três anos, não contingenciamos nenhum recurso destinado para a Uerj porque entendemos sua relevância na sociedade, principalmente para o desenvolvimento do nosso estado. Com esta nova fase na Uerj, reiteramos nosso compromisso de trabalhar para fortalecer as nossas universidades", ressaltou Castro.

A UERJ volta a ter uma mulher como reitora, 24 anos depois da médica Nilceia Freire, que esteve no cargo de 2000 a 2003. Gulnar destacou o papel da universidade no desenvolvimento do Rio.

"Assumo essa missão com muita responsabilidade. Os desafios dessa gestão não serão apenas técnico-administrativos, mas principalmente os relacionados à potencialização dos vínculos concretos no desenvolvimento humano, social e econômico do país, em particular no Rio de Janeiro", declarou a nova reitora.

Mauro Azevedo Neto, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou que a UERJ está entre as dez melhores universidades do Brasil.

"A UERJ é uma instituição de importância não só estadual, mas de âmbito mundial. Tenho muito carinho e atenção com a instituição e seguiremos trabalhando para que ela se desenvolva e para que continue desenvolvendo seu papel na sociedade", disse Mauro.