Ordem pública aplica 400 multas nos desfiles de blocos

Agentes também apreendem mil produtos com ambulantes

Por

Secretaria atuou com 800 agentes apenas nos blocos de rua

A operação da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal do Rio neste fim de semana de blocos na cidade e ensaios técnicos das escola de samba na Sapucaí registrou a apreensão de mais de mil produtos com ambulantes sem autorização e 493 multas de trânsito, além de 37 remoções de veículos por estacionamento irregular. As ações contaram com o emprego de mais de mil agentes, sendo cerca de 800 os blocos, com foco no ordenamento urbano e do trânsito e também na coerção a delitos e crimes.

Entre os produtos apreendidos havia bebidas que seriam vendidas irregularmente (entre cervejas e bebidas em garrafas de vidro), diversos isopores e carrinhos de ambulantes ilegais, placa de publicidade, baldes, fogareiro, botijão de gás, caixa de som, seda, entre outros.

As equipes também apreenderam material promocional de duas empresas que não estão entre as patrocinadoras oficiais do carnaval de rua do Rio, e fizeram marketing durante os blocos Chame Gente, em São Conrado, e Chá da Alice, no Centro. A secretaria ressalta que o carnaval de rua possui seis patrocinadores oficiais aptos a fazer ativações, previamente aprovadas pela Prefeitura.

Ações no trânsito

As ações de trânsito contaram com a operação de bloqueios viários, orientação à travessia de pedestres e coerção a irregularidades com o objetivo de minimizar impactos no trânsito e agilizar a abertura das vias após o encerramento dos desfiles dos blocos. Foram aplicadas 493 multas e a Guarda Municipal auxiliou os cidadãos em emergenciais de mal súbito e acidentes em geral ou informações para turistas 81 vezes.

Durante o Carnaval de Rua 2024, a secretaria e a guarda vão empregar três mil agentes, sendo 1.500 em ações de trânsito. Equipes da Ronda Maria da Penha vão atuar em desfiles de megablocos na cidade, com foco na coerção a atos de violência contra a mulher.

Limpeza das ruas

A Comlurb agilizou o trabalho de limpeza após a passagem dos blocos no Centro, com lavagem das ruas com água de reuso, finalizando com a desodorização com essência de eucalipto, que deixa um agradável cheirinho pelas vias.

As equipes do Lixo Zero estarão nas ruas durante todo o Carnaval 2024. Quem for flagrado pela fiscalização urinando em via pública será autuado no Artigo 103 A, da Lei de Limpeza Urbana, e receberá uma multa de R$ 773,65. Já quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches, será multado em R$ 282,38, de acordo com o Artigo 82 da lei.