Por:

Sesc RJ presente na Sapucaí

Sesc promoveu na Sapucaí luta pela igualdade na sociedade | Foto: Divulgação

O Sesc RJ levou para a Marquês de Sapucaí uma exposição imersiva que enaltece as tradições do samba sob a ótica de mulheres negras ícones dessa manifestação cultural, como Tia Ciata, Ivanísia Natal e Tia Surica. A mostra, batizada de "As raízes negras do samba", está instalada no setor 9, em uma espécie de túnel onde imagens e informações foram o apresentadas ao público através de diversas ferramentas tecnológicas: painel de LED, backlights, tablets e até um ventilador holográfico e uma impressora 3D.

A exposição integrou um conjunto de ações educativas que o Sesc RJ levou à avenida, com foco no combate ao racismo, como a disponibilização de um guia antirracista com dicas e serviços e a distribuição de adesivos e adornos.

Crianças participantes do Sesc Infância — projeto de educação complementar que acontece em turno inverso escolar — e suas famílias conheceram a instalação e a assistiram aos desfiles. Além delas, pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e seus familiares atendidas pela ONG Anjos de Asas no Mundo Azul, de Nilópolis, e que participam de projetos do Sesc Nova Iguaçu.

"Na condição de signatário do Pacto Global da ONU, o Sesc RJ tem o compromisso de combater as desigualdades, trabalhar pela preservação do meio ambiente e inclusão social. Mas não só isso: precisamos usar todas as ferramentas à nossa disposição para difundir e multiplicar esse discurso, para que outras pessoas e instituições o façam também. E o carnaval da Sapucaí, considerado o maior show da Terra, é um espaço muito oportuno para isso", disse o presidente do Sesc e do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Por meio do projeto Turismo Social, o Sesc RJ levou 920 trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo das regiões Metropolitana e Serrana para os desfiles da Série Ouro, Grupo Especial e das Campeãs. Além de transporte de ida e volta, seguro viagem, serviço de bordo, Kit Sesc (camisa e almofada) e ingresso para o setor 4 da arquibancada do sambódromo, o pacote inclui guia de turismo. O profissional contextualizará aos foliões a importância histórica, cultural e social da maior festa popular do mundo.

Por meio do projeto Mulheres Plurais, o Sesc levou para a avenida o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.