Por:

Combate à dengue reforçado

Agentes estão trabalhando contra a proliferação do mosquito | Foto: Edu Kapps / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio fará ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial durante toda a semana, em Santa Teresa, Caju, Catete, Maré, Bancários, Rocha, Itanhangá, Barreira do Vasco, Portuguesa, Penha, Ricardo de Albuquerque, Campo Grande, Engenho da Rainha, Pavuna, Bangu, Sepetiba e Grajaú.

Além disso, agentes entraram um imóvel desocupado em São Conrado, para verificação de possível foco de dengue. Durante a ação, foram coletadas 44 larvas de Aedes Aegypti em uma piscina e em objetos com água acumulada, como em um pneu. A piscina recebeu tratamento biológico com peixes larvófagos - os "barrigudinhos". Esse tipo de peixe é colocado em locais com grande quantidade e acúmulo de água para evitar que as larvas se desenvolvam e se transformem no mosquito transmissor das arboviroses.

Vistorias

As ações de prevenção e controle vetorial são estratégicas e desenvolvidas ao longo do ano, com intensificação no verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

Este ano, até 10 de fevereiro, foram visitados 915.126 imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti e 157.437 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2023, foram realizadas 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhões de recipientes.

A secretaria também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

Vacinação

A secretaria a vacinação contra dengue para crianças de 11 anos. O imunizante está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do Rio; no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

Para receber a vacina, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento. O esquema vacinal é de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A faixa etária da campanha foi selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.