Legado olímpico na cidade
Arena do handebol e do goalball vira duas escolas tecnológicas
O chamado Legado Olímpico vai ganhando força na capital fluminense, com o reaproveitamento de estruturas de arenas construídas para os Jogos Rio 2016, para obras em escolas e hospitais. Nesta terça (6), a Prefeitura inagurou dois Ginásios Educacionais Tecnológicos em Bangu e Santa Cruz, com materiais da Arena do Futuro, que abrigou partidas de handebol e goalball nas Olimpíadas.
"A arena foi montada como um Lego e depois desmontada para virar quatro escolas. Isso não aconteceu com nenhum estádio olímpico do mundo. A gente chamava o estádio de handebol de Arena do Futuro, porque a gente queria preparar as futuras gerações de cariocas para construir uma cidade melhor. Estamos felizes de entregar esses novos Ginásios Educacionais Tecnológicos, olhando para o futuro da cidade e das nossas crianças", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
As escolas vão atender a cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental no modelo de escola pública mais inovador do país, que segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral, com atividades das 8h às 14h30.
"Não tem legado maior do que o legado para a educação. Com a mesma estrutura da arena do handebol, nós construímos quatro escolas, onde mais de 1.500 alunos vão se formar e terão um futuro melhor. Em todos os jogos olímpicos, as pessoas perguntam sobre o legado. E eu não consigo imaginar uma cidade que deu uma resposta melhor sobre legado social e educacional do que o Rio de Janeiro", disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Com a inauguração das duas unidades, a rede municipal passa a contar com 90 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a 32.130 alunos, e com previsão de chegar a 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim do ano. Em março, em Campo Grande e Rio das Pedras receberão os ginásios, com o reaproveitamento de material da instalação olímpica.
Outros legados
Além das escolas, outros equipamentos públicos também contarão com equipamentos dos Jogos Rio 2016, como o Terminal Intermodal Gentileza, construído a partir de parte da estrutura do Centro Internacional de Transmissão. Já a piscina do Estádio Aquático Olímpico será montada em um parque em Inhoaíba.