Prefeitura divulga atuação de órgãos no Sambódromo
Esquema contemplará desflies da Série Ouro, Especial e Mirim
A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, apresentou o esquema operacional para o carnaval na Marquês de Sapucaí. Cada órgão apresentou seus respectivos planejamentos para a atuação nos desfiles. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio vai monitorar o entorno da Marquês de Sapucaí com 90 câmeras. De acordo com o presidente da Riotur, Ronnie Costa, a integração é a chave para um evento sem intercorrências.
"A operação que envolve os desfiles na Sapucaí é complexa e exige a integração de todos os órgãos públicos. Nosso desafio é entregar à população uma festa melhor a cada ano. Estamos atentos às novas demandas, o que é fundamental para a realização dos ajustes necessários. A solicitação de uma tabela fixa para os táxis que vão atuar no entorno da Sapucaí foi uma sugestão da Riotur, enviada para a Secretaria de Ordem Pública", disse Costa.
Esquema de atuação de cada órgão
A Secretaria Municipal de Ordem Pública colocará 800 agentes por dia na Sapucaí, 60 viaturas, um caminhão e oito reboques para: fiscalizar ambulantes; coibir venda de bebidas em garrafa de vidro; manutenção dos bloqueios viários; dispersão dos carros alegóricos; estacionamento irregular; orientar táxis e transporte complementar; distribuir pulseirinhas de identificação para crianças; ajudar a área de manobra dos carros alegóricos que acessam o Sambódromo
A Secretaria Municipal de Saúde terá seis postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e Apoteose; 32 leitos (7 de suporte avançado de vida); e 16 ambulâncias avançadas / dia de desfile.
Serão disponibilizados 6 sanitaristas da Coordenação de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde e Unidade de Resposta Rápida para detectar a ocorrência de surtos e outros eventos de importância para a saúde pública (epidemiológicos), além de 14 agentes de Vigilância em Saúde para realizar ações de educação em saúde, prevenção e controle no Sambódromo e suas imediações e aplicar inseticida a modo ultra baixo volume (fumacê).
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária atuará na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias nas instalações e na oferta de alimentos e serviços no Sambódromo e entorno.
A CET-Rio implantará esquema especial de trânsito no Centro, com a participação de 250 operadores por dia, que trabalharão a favor da segurança viária, manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar motoristas e efetuar os bloqueios viários necessários. Serão disponibilizados nove reboques para desobstrução de vias, 45 motocicletas e 20 veículos operacionais.
O MetrôRio vai funcionar em esquema especial durante os cinco dias de carnaval, a partir das 5h de sexta-feira (9) até meia-noite de terça-feira (13), sem interrupção. Na terça, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central e Praça Onze, até 1h.