O governador Cláudio Castro acompanhou, ao lado da primeira-dama Analine Castro, e da secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, o grande mutirão de serviços voltado para as mulheres, no Largo da Carioca, na sexta (8), Dia Internacional da Mulher. Promovida pelo Governo do Estado e pela Defensoria Pública, a iniciativa atendeu a quase 5 mil pessoas. Foram oferecidos mais de 40 serviços gratuitos, envolvendo 17 secretarias e órgãos estaduais. Um dos mais procurados foi o banco de empregos da Secretaria de Trabalho e Renda, que ofereceu 700 vagas para o público.
"Neste Dia Internacional da Mulher, não há melhor forma de homenagem do que o cuidado. Cuidar da mulher é uma de nossas prioridades. E isso se reflete nas oportunidades de emprego, no cuidado com a saúde, educação, capacitação profissional e no bem-estar. Seguiremos trabalhando de forma integrada para cada vez mais termos políticas públicas voltadas para as mulheres", afirmou Cláudio Castro.
O Mamógrafo Móvel, da Secretaria de Saúde, realizou 140 exames. O RJ Para Todos, da Secretaria de Governo, também esteve no Centro do Rio. Foram oferecidos diversos serviços, como a emissão de segunda via da carteira de identidade, isenção para certidão de nascimento, óbito e habilitação para casamento e orientações de defesa do consumidor.
"É um orgulho muito grande, e uma imensa satisfação proporcionar um dia tão especial para as mulheres. Foi uma ação de acolhimento e empoderamento feminino. Mesmo diante de grandes desafios, temos sido assertivos nesta pauta", ressaltou a primeira-dama Analine Castro.
As equipes da Secretaria da Mulher estiveram a postos, tirando dúvidas, dando informações sobre a rede de atendimento e proteção à mulher no estado, e oferecendo atendimentos jurídico e psicológico. Além disso, com apoio do Sebrae, houve também informações sobre empreendedorismo e regulamentação do MEI.
"Essa ação, sobretudo, reafirma o nosso compromisso com as mulheres. Junto ao Governo do Estado, estamos trabalhando para promover cada vez mais oportunidades para mulheres. A luta é constante, mas hoje é um dia de celebração", disse a secretária Heloisa Aguiar.