Mês internacional da mulher

Secretaria estadual inicia programações na Casa Laura Alvin

Por

Castro diz que Estado tem mais de 11 mil novas empresas

A Secretaria de Estado da Mulher, iniciou a agenda do Mês Internacional da Mulher, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Com a presença de representantes do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e da Câmara de Deputados, o evento de abertura contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga e uma palestra-magna da cônsul-geral adjunta do Reino Unido, Helena Crowther.

"Vamos ocupar a Casa Laura Alvim durante oito dias promovendo uma experiência incrível. Vamos falar de empreendedorismo feminino, violência contra a mulher e promover um grande debate sobre políticas públicas. Estamos no caminho certo, embora haja muito o que se fazer. O Rio tem, hoje, 55 equipamentos especializados para atendimento às mulheres e tivemos uma redução de quase 11% em casos de feminicídio entre 2023 e 2022. Queremos alcançar ainda mais conquistas e estamos trabalhando para isso", ressaltou a secretária Heloisa Aguiar.

Serão oito dias com uma programação repleta de eventos gratuitos, como exposições, projeções, seminários e shows.

"Além de salvar mulheres da violência doméstica, queremos criar oportunidades de trabalho e de vida. Nossa luta é diária. Neste mês de março, sobretudo devemos lembrar a luta para termos voz e mostrar a nossa força", disse a primeira-dama do Estado, Analine Castro.

O empreendedorismo feminino estará representado no "Pôr do Sol das Empreendedoras", que ocupará a varanda da Casa, das 18h às 20h, até dia 6 de março. Diante de um dos cenários mais famosos da Cidade Maravilhosa, a Praia de Ipanema, as empreendedoras poderão trocar ideias e realizar parcerias.

Na área cultural, os espaços da Casa serão ocupados por uma agenda diversificada: exposição de fotos, projeções, exibição do documentário "Eu sou Nair Jane" e shows.

O Rio de Janeiro tem 52,8% da população formada por mulheres, sendo o estado mais feminino do país, de acordo com o Censo do IBGE. Ainda segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, no 3º trimestre de 2023 o Rio registrou a maior proporção de empreendedoras: 38% (média nacional é de 34,4%). São mais de 941 mil empreendedoras.