Por:

Ciência e Tecnologia faz parceira com universidade dos EUA

Umberto Fugiglando (MIT), Paes e a secretária Tatiana | Foto: Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia assinou um convênio com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para criação do Senseable Rio Lab, laboratório que servirá como teste para projetos urbanos que implementam tecnologias como inteligência artificial visual, a fim de estudar assentamentos informais no município do Rio e que contribuirá de forma eficaz no planejamento urbano e melhorias na cidade.

O Senseable Rio Lab será o primeiro laboratório desse modelo implementado em países da América do Sul. Através das ferramentas tecnológicas será possível interpretar imagens e analisar, com inteligência artificial, áreas como as favelas do Rio e, dessa forma, criar soluções para melhorar a vida das comunidades dessas regiões. Ele funcionará dentro da Coppe-UFRJ.

As imagens interpretadas por inteligência artificial também são usadas na construção do gêmeo digital (digital twin), que é uma representação virtual de um sistema real que permitirá uma compreensão mais profunda do sistema e o desenvolvimento de políticas públicas para territórios com índices de vulnerabilidade.

O Senseable Rio Lab é o mais recente membro do Senseable World Labs, que já inclui Estocolmo, Amsterdã, Cingapura e Dubai, e tem como foco realizar pesquisas em cidades que enfrentam desafios como transporte, segregação social, neutralidade climática, dentre outros temas.

O convênio é mais uma das iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura para trazer tecnologias de ponta ao Rio, a fim de transformar a cidade na Capital da Inovação e da Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.