Por:

Rocinha ganha maternidade para partos mais simples

Expectativa é realizar até 40 partos por mês | Foto: Edu Kaps/ Prefeitura do Rio

A comunidade da Rocinha ganhou neste sábado (20), um grande presente: uma maternidade supermoderna e humanizada para partos de baixa complexidade, instalada no prédio do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare. O objetivo é atender a demanda da população local por atenção materna com um serviço de fácil acesso.

O local é equipado com um centro cirúrgico, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de pré-parto, parto e puerpério, sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. As instalações estão distribuídas pelo primeiro e pelo oitavo andares do prédio. Dois elevadores farão o transporte das pacientes pelo edifício.

Ao lado do subsecretário executivo de Saúde, Rodrigo Prado, o prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de inauguração e destacou a importância de ter uma maternidade para atender a comunidade.

"É bom a gente ver esse sentimento de pertencimento na cidade. O povo da Rocinha tem o direito de nascer na Rocinha. Que bom a gente poder entregar esse equipamento para vocês", disse Paes.

A nova unidade é dedicada a partos de baixa complexidade. Sua estrutura foi projetada com base em estudos técnicos sobre as particularidades assistenciais e demográficas da região, como faixa etária, taxa de nascidos vivos e oferta e demanda dos serviços de saúde locais. A expectativa é que a maternidade realize cerca de 40 partos por mês.