Por:

Uma homenagem ao rock nacional e ao povo gaúcho

Grupo tocou com a bandeira do RS no palco | Foto: Marcelo Perillier

Por Marcelo Perillier

Em meio a tanta onda de solidariedade em prol do Rio Grande do Sul, o mundo da música mostrou o seu papel. Na última sexta (10), o Qualistage preparou um dia em homenagem ao rock nacional com as bandas Nenhum de Nós e Biquíni Cavadão, com elas se apresentando nesta ordem. Contudo, os gaúchos demoraram mais de 36 horas de viagem na estrada de Porto Alegre até o Rio de Janeiro, não conseguindo chegar a tempo de abrir a noite. E foi aí que o Biquíni, para ajudar os parceiros, fez o primeiro show.

Obviamente que se o script fosse seguido à risca seria muito melhor, mas, nestas horas, para o bem do espetáculo — e do público —, um gesto de amizade de Bruno Gouveia e companhia proporcionou uma das melhores aberturas — só que com um bis bem demorado — de uma dupla de shows.

Abrir com "Tédio" foi uma grande sacada, pois já levantou o astral da galera. Na sequência, "É Impossível" e "Daniela". Outros sucessos tocados foram "Em Algum Lugar no Tempo", "Livre" e "Janaína", "Roda Gigante" e "Múmias". Para encerrar o show, "Vento, Ventania" e "No Mundo da Lua". No bis, uma mistura de clássicos do rock internacional, que mais parecia ser uma forma de entreter os espectadores enquanto o Nenhum de Nós se arrumava no backstage.

Em respeito ao fãs e aos cariocas, os gaúchos largaram famílias e amigos e vieram tocar no Rio de Janeiro, enfrentando horas de estrada. E, por incrível, tinham conterrâneos na plateia, que até doaram uma bandeira do estado, logo quando o grupo explicou o motivo do atraso e de como está a situação de Porto Alegre. E a emoção ficou nítida no show.

Por mais que eles não venham a ter músicas mais badaladas e motivantes em comparação com Biquíni, há hits que podem fazer o público dançar. Porém, eles fizeram uma apresentação morna e em alguns momentos até sonolenta. Tanto que parte das pessoas foram indo embora logo nas primeiras músicas e não curtiram "Camila" e "Astronauta de Mármore", que encerraram o show. Aliás, "Camila" poderia ser descolada para o meio, até para dar uma quebrada no setlist.

As três primeiras músicas da apresentação foram "Paz e Amor", "Notícia Boa" e "Eu Caminhava", sendo que a última, que tem uma batida mais rápida, foi tocada de forma cadenciada. Na sequência, "Amanhã ou Depois", "Eu não Entendo" e "Das Coisas que eu Entendo". "Letras" e Você Vai Lembrar de Mim" também estavam no repertório, que deve covers de Capital Inicial (Primeiros Erros) e Raul Seixas (Gita).

Uma noite memorável para o rock nacional e também de respeito e solidariedade para a população do Rio Grande do Sul. A produção do Biquíni vendeu camisas, copos, CDs e a autobiografia do vocalista Bruno Gouveia nas áreas comuns do Qualistage e todo o dinheiro arrecada foi para as vítimas das enchentes no Sul.