A prefeitura do Rio homenageou Washington Rodrigues ao batizar a vila olímpica da Gamboa com o nome do jornalista e comunicador, falecido na última quarta-feira (15), aos 87 anos. O decreto, publicado na sexta-feira (17) no Diário Oficial, determina que o equipamento esportivo passe a se chamar Vila Olímpica Radialista "Apolinho" Washington Rodrigues.
"Washington Carlos Nunes Rodrigues, conhecido como "Apolinho" ou "Velho Apolo", teve uma carreira marcante pelo rádio brasileiro, sendo um dos mais conhecidos e carismáticos jornalistas esportivos do Brasil", diz um trecho do decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes ao justificar a homenagem.
Carioca do Engenho Novo, Washington Rodrigues era um profissional respeitado e querido pelas quatro grandes torcidas cariocas, apesar de ser declarado torcedor do Flamengo.
O prefeito destacou ainda a importância do Apolinho para a história do jornalismo e do futebol carioca. Apolinho atuou como radialista, repórter, jornalista esportivo e treinador.
"É uma homenagem justa e merecida. Washington Rodrigues foi um ícone da comunicação esportiva do Brasil, admirado por todos, mesmo sendo rubro-negro apaixonado. O legado do Apolinho é eterno, agora com o nome dele marcado em um equipamento esportivo da nossa cidade", afirma o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Situada na Rua da União, sem número, a Vila Olímpica da Gamboa é um dos 27 equipamentos esportivos da cidade do Rio de Janeiro que atendem cerca de 60 mil pessoas. Possui duas piscinas de 25 metros; pista de skate; quadra gramada; vestiários masculino e feminino; guarita e estacionamento. Conta ainda com sede administrativa com salas multiuso; secretaria; quadra poliesportiva coberta; campo de society; pista de caminhada; duas quadras multiuso e escada de acesso. Ao todo são cerca de 20 atividades esportivas oferecidas de forma gratuita ao público, com quase 3 mil alunos inscritos.