Rio ganha o seu 166º bairro: a Barra Olímpica

Região contempla área do Riocentro até a Vila do Pan

Por

Parque Olímpico foi o principal motivador para a criação do bairro

O Rio de Janeiro ganhou mais um bairro, o 166º. Trata-se da Barra Olímpica, região que complementa a área do Parque Olímpico, o coração da Rio 2016 e que concentrou quase 70% dos esportes dos Jogos Olímpicos.

O local, que passa a fazer parte da XXIV Região Administrativa da Barra da Tijuca, compreende do entorno do Riocentro até a Vila do Pan, contemplando também a comunidade Asa Branca. O novo bairro conta com as seguintes vias: Avenida Salvador Allende, Rua Abraão Jabour, Rua Abadiana, Estrada Arroio Pavuna e trechos da Avenida Ayrton Senna, além do canal que liga a Lagoa da Tijuca à de Jacarepaguá..

O projeto de lei foi apresentado a Câmara Municipal do Rio em 2010 e, após 12 anos de debates, foi aprovado e publicado Diário Oficial do Município de quinta (2).

Um dos autores dele, o vereador Carlo Caiado, atual presidente da Casa, disse que a iniciativa vai beneficiar os moradores da região a terem seus pleitos serem atendidos com menos burocracia.

"Essa é uma região que vem se desenvolvendo ao longo dos anos como um bairro autônomo, e que estava num limbo entre bairros. Isso prejudicava inclusive a prestação de serviços públicos. Dependendo da rua, o serviço tinha que vir ou de Jacarepaguá ou da Barra. Agora isso mudou, dando segurança e tranquilidade aos moradores", afirmou Caiado.

O novo bairro já conta com diversas infraestruturas comerciais e residenciais e, agora, com esse desmembramento — aliás, muitos não sabiam se a região pertencia a Barra da Tijuca, Curicica ou Jacarepaguá — passa a ter melhor condicionamento para mais investimentos.

Segundo a Prefeitura, o novo bairro é um legado das Olimpíadas, não apenas por sua estrutura esportiva, como também pelo crescimento residencial e comercial "representando uma oportunidade para a continuidade do desenvolvimento urbano e social da região".