Rio combate a homofobia com palestras e eventos na cidade
Desde a última sexta-feira (17), várias ações começaram a acontecer na cidade para marcar o o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia. A primeira delas foi a nova edição do evento "Diálogos pela Igualdade", iniciativa da Secretaria de Estado de Polícia Civil e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que aconteceu na Cidade da Polícia. E a Coordenadoria de Diversdade Sexual do Rio de Janeiro (CDS-Rio), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura apoiam essas ações.
O encontro, que teve a participação de Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual, em mesas de debate para falar sobre a atuação de órgãos e entidades de acolhimento e atendimento da população LGBTQIA . Durante o evento, também foi lançada uma cartilha impressa e digital sobre letramento para policiais civis. Na cartilha, orientações para fomentar a cultura do acolhimento e a conscientização sobre questões de gênero.
Além disso, a Coordenadoria de Diversidade Sexual, em parceria com o Senac RJ, está abrindo novas inscrições para o Programa Diversidade Qualificada, que agora oferecerá gratuitamente o Curso Informática Básica Formação Cidadã, no Senac do Riachuelo.
A capacitação é voltada para o público LGBTQIA e de baixa renda. Os interessados devem estar matriculados ou serem egressos da educação básica. Os alunos recebem auxílio transporte e auxílio refeição. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUIFmUiOSeWWGDunIbN_Npy0QmNaQXN9J2127-V7Z4G66OAw/viewform, até 1º de junho. As aulas têm início no dia 4 de junho.
Criado em 2022, com o objetivo de ampliar o acesso à educação e ao mercado de trabalho - em especial pessoas trans e travestis que se encontram em situação de vulnerabilidade social - o programa já ofereceu mais de 250 vagas de cursos de formação profissional. Além de capacitação, o Diversidade Qualificada também atua no encaminhamento de pessoas LGBTQIA para oportunidades de trabalho, emprego e renda por meio da plataforma Interliga , que conecta alunos do Senac RJ às melhores empresas do mundo do trabalho.
Nesta semana, a Coordenadoria de Diversidade Sexual apoia a edição inédita do festival Rio Diversidade 2024, na terça-feira (21), às 14h30, no Museu de Arte do Rio (MAR), e contará com uma programação gratuita com palestras, música e diversidade. O evento, que também é apoiado pela Secretaria de Juventude, terá participação de representantes de diferentes grupos sociais, na busca pela inclusão social com respeito à diversidade cultural.
Carlos Tufvesson, participará do talkshow sobre "Diversidade, Empreendedorismo e Políticas Públicas", às 16h, junto com Dayana Morais, Bruna Amaral, Cícero Braga, Marcelo Mancini e Ana Brites, curadora e idealizadora do festival.