Estado entrega 30 títulos de propriedade em Santa Cruz
O governador Cláudio Castro e o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, entregaram 30 títulos de propriedade a moradores de Santa Cruz, em evento realizado na Praça do Fórum. A iniciativa faz parte do Programa Solo Seguro Favela, desenvolvido pela Corregedoria Nacional de Justiça, em parceria com corregedorias estaduais, registradores de imóveis, e apoio da Companhia Estadual de Habitação.
"Esses títulos fazem parte dos mais de 1.500 que entregaremos ainda esse ano. Para quem está de fora pode ser uma cerimônia normal, mas para nós e essas famílias, é a entrega de um sonho. Um lar não é apenas um bem patrimonial, é a nossa história. E nossa história conta muito para o que somos e para o legado que queremos deixar", disse Castro.
O programa visa promover a regularização fundiária em comunidades, transformando o morador em real proprietário, com segurança jurídica, acesso a serviços básicos e a programas governamentais.
"Esse é um trabalho de muitas mãos. O poder judiciário é incentivador, atuando junto com governos estaduais, prefeituras e institutos de terras. Um dos principais parceiros do nosso programa são os cartórios de registro de imóveis, que certificam a legalidade e registram o título. Tenho muito orgulho em entregar esse sonho para tantas famílias", salientou Salomão.
Para oferecer à população de baixa renda um lar seguro e com infraestrutura, o Governo do Rio tem entregado e construído diversas unidades habitacionais, e lançado projetos como o Habita Subsidiado, que vai conceder o maior subsídio habitacional do Brasil. Por meio do programa famílias com renda familiar bruta de até R$ 4.400 receberão R$ 25 mil para darem entrada na casa própria.
"Tem famílias aqui que esperaram 40 anos por esse título. Agora, elas podem se dizer donas do próprio lar e não apenas ocupantes. Já entregamos 4 mil títulos e não vamos parar por aqui", disse o presidente da Cehab-RJ, Reginaldo Jardim, junto ao secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.