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Rio2C: um evento que pode realmente fazer a diferença

Evento incentiva o compartilhamento de experiências e novas visões de mundo | Foto: Divulgação/ Rio2C

Por Pedro Sobreiro

Terminou neste domingo (9) a edição 2024 do Rio2C, a maior feira de criatividade da América Latina. O evento é uma verdadeira experiência que todos os cidadãos do Rio de Janeiro deveria se programar ao menos uma vez na vida para ir, principalmente os mais jovens.

Nos últimos anos, o Rio vem se tornando um centro muito atrativo para feiras de tecnologia e inovação. Com isso, a tendência é que mais feiras criativas passem a acontecer na Cidade Maravilhosa. Porém, dos eventos já estabelecidos, nenhum está sequer perto de se igualar ao nível de excelência atingido pelo Rio2C.

Seja pela variedade impressionante de palestrantes capacitados, seja pela logística, quem frequenta o Rio2C embarca, por seis dias, em um universo de puro conhecimento. É um evento praticamente socrático, em que os participantes abrem a mente para aprenderem e terem contato com os mais diversos e inesperados temas, compartilhando experiências e expandindo horizontes.

O grande diferencial é que a feira, por ser de criatividade, permite que praticamente todos os temas sejam abordados nos seis dias. Mesmo que haja um forte ideal mercadológico por trás, uma pessoa pode sair de um painel sobre os futuros lançamentos de uma plataforma de streaming e embarcar, logo em seguida, em uma palestra sobre neurociência, passando depois por uma rodada de negócios e encerrando em um workshop de passinho, o patrimônio cultural imaterial da Rio de Janeiro.

Essa variedade absurda de temas é uma fonte riquíssima de inspiração para empresários e principalmente para jovens, que estão apenas iniciando suas vidas profissionais. Mais do que a inspiração, o formato do festival permite o contato direto dos palestrantes com o público, já que eles também andam pela feira e costumam separar um tempinho após o fim dos painéis para conversar com os mais curiosos.

E parte fundamental para o funcionamento desse ecossistema da criatividade é ser sediado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O polo cultural da Zona Oeste parece ter nascido para sediar esse evento. Como jornalista, já estive na Cidade das Artes para ver peças de teatro, eventos de apresentação, sorteio de torneios, shows musicais e oficinas de arte, mas nenhum deles teve tanta sinergia quanto o Rio2C. A disposição dos auditórios e salas é perfeita para aproximar esses diferentes universos em um só lugar.

E por mais que a edição deste ano possa ter passado a impressão para alguns de ter trazido menos nomes de peso em relação aos últimos dois anos, a verdade é que os palestrantes desta edição foram monstros consagrados em seus ramos. Foram empresários, apresentadores, campeões olímpicos, produtores musicais, lideranças indígenas, cientistas da Nasa e até ganhadores do Oscar. Nomes como Ailton Krenak, Carlos Saldanha, Papatinho, Lorrane Olivlet, Casimiro Miguel, Fernando Scherer (o Xuxa) e muitos outros deram verdadeiras aulas sobre seus respectivos meios.

Dentre todos os eventos realizados no Rio de Janeiro, poucos têm tanto potencial de realmente fazer a diferença no futuro da cidade - e por que não do país? - quanto o Rio2C. Para ficar perfeito, talvez falte um pouco mais de integração das escolas públicas para frequentarem a feira por meio de excursões, mas no geral é algo fantástico. Que venham mais edições!