Por:

UPA reformada na Zona Oeste

A Unidade de Pronto Atendimento de Magalhães Bastos, na Zona Oeste da cidade, foi reinaugurada no sábado (8), totalmente reformada. A unidade é a nona devolvida para a população após passar por obras estruturais, que deram mais segurança, qualidade e conforto para o atendimento da população. Outras cinco unidades da rede municipal também estão passando por obras. Além disso, a cidade ainda ganhou em 2023 uma nova UPA da Secretaria Municipal de Saúde, a 15ª, em Del Castilho.

A reforma da UPA de Magalhães Bastos abarcou toda a unidade, incluindo troca dos pisos, do telhado, pintura, revitalização da fachada, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado - garantindo um ambiente totalmente climatizado -, aquisição de mobiliário e equipamentos modernos, nova comunicação visual, ambientação humanizada e instalação de sistema de gerenciamento de fluxo sonoro e visual, entre outras melhorias na infraestrutura da unidade. Durante a obra, o atendimento ao público não foi interrompido.

Mais do que uma intervenção estrutural, o projeto de reforma teve atenção aos detalhes para melhorar a experiência do usuário, do momento em que ele entra na unidade até a sua saída. Com novas instalações, a unidade, que realiza mais de 10 mil atendimentos e cerca de 6 mil exames por mês, irá oferecer um serviço com mais qualidade aos usuários e maior conforto, além de melhores condições de trabalho aos seus 250 profissionais. Assim como nas outras UPAs já reinauguradas desde 2023, as salas pediátricas receberam uma ambientação infantil, criando uma atmosfera de acolhimento às crianças no momento de fragilidade causada pela doença.

Essa foi a primeira grande reforma feita na UPA de Magalhães Bastos desde a inauguração, em agosto de 2012. Responsável por mais de 105 mil atendimentos em 2023, a unidade conta com quatro consultórios de clínica médica e dois de pediatria, além de outros dois para a classificação de risco dos pacientes, e 19 leitos, sendo quatro na Sala Vermelha, nove na Sala Amarela para adultos, quatro na Sala Amarela pediátrica e outros dois de isolamento.