Por:

Grupo Arco-íris traz James Green ao Museu do Catete

O Museu da República, no Catete, em parceria com a Editora Unesp, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI e diversas outras instituições, recebem o brasilianista James Green, para conferência e lançamento do livro 'Escritos de um Viado Vermelho', do renomado autor James Green. O evento acontece nesta terça (11) às 18h, no Salão Nobre e no Auditório Apolônio de Carvalho e é aberto ao público.

Além de marcar o lançamento de uma obra de grande relevância para os estudos históricos e de gênero, também contará com a conferência "A contribuição do Movimento LGBTI para a República Brasileira". Será uma oportunidade ímpar de reflexão e diálogo sobre temas cruciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

'Escritos de um Viado Vermelho' é uma coletânea de ensaios que mescla relatos autobiográficos do autor com análises profundas sobre o movimento LGBTQIA e o período da ditadura militar brasileira. James Green, professor de História Moderna da América Latina e reconhecido ativista, oferece uma visão única e esclarecedora sobre temas que permeiam nossa história recente e suas interseções com questões de gênero e sexualidade.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a defesa dos direitos humanos e da democracia, James Green compartilha em suas páginas não apenas uma análise histórica, mas também um convite à reflexão sobre o papel do ativismo na transformação social.

O evento integra a programação oficial do Mês do Orgulho LGBTI e conta com o apoio do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI , Museu Movimento LGBTI Río, Arco-íris Por Prazer- Coro LGBTI do Rio de Janeiro, Centro Comunitário LGBTI Rio, Programa Rio Sem Lgbtifobia, Centro João Antônio Mascarenhas da UFPel, Laboratório MEI - Museologia da UNIRio, Museu da República e Ministério da Cultura.