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Prefeitura anuncia R$ 34 milhões para o audiovisual

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente Lula participaram da cerimônia no Polo Cine Vídeo | Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio anunciou o investimento de R$ 34 milhões no audiovisual carioca para este ano. O anúncio foi feito durante a inauguração de um estúdio de ponta no Polo Cine Vídeo, na Zona Oeste, complexo que é fruto de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a concessionária Quanta. As inscrições para os editais do Pró-Carioca Audiovisual 2024 vão de 1º de julho a 5 de agosto.

A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, do presidente em exercício da RioFilme, Eduardo Marques, entre outras autoridades e representantes do setor audiovisual.

"É um prazer estar aqui no Dia do Cinema Brasileiro para falarmos sobre esse setor tão vital para a nossa cidade. Temos muito a comemorar com a retomada desse setor que é estratégico economicamente e que faz o Rio pulsar nos corações mundo a fora. O cinema projeta a nossa cidade dentro e fora do país, gravando no imaginário nacional e global o desejo de conhecer e viver tudo aquilo que temos a oferecer. A produção cinematográfica carioca é responsável por 70% da bilheteria do cinema brasileiro. Superamos Paris em número de filmagens. Isso é muito fruto da beleza do Rio, mas também é resultado de uma política da valorização do setor", afirmou Eduardo Paes.

Os R$ 34 milhões dessa nova linha de fomento serão investidos na produção de longas e séries, documentários, curtas e jogos eletrônicos, assim como em desenvolvimento de projetos, formação profissional, mostras e festivais, entre outros. Até o dia 21 de junho os editais se encontram em Consulta Pública no site da RioFilme. Representantes do setor podem fazer suas contribuições.

"Acho que nunca antes na história desse país, os companheiros da indústria da Cultura ouviram tanta notícia boa. Nós vamos tratar a cultura com seriedade e respeito. Porque um país que não tem cultura, que não investe nesse tema, na verdade não se transforma num país. O povo não é povo, é massa de manobra. A cultura politiza e refresca a cabeça das pessoas. É por isso que acreditamos muito na cultura e fazemos os investimentos", disse o presidente Lula.

Novo estúdio na Zona Oeste

Na cerimônia, também foi inaugurado o Estúdio 8, do Polo Cine Vídeo, onde foi filmado recentemente o longa-metragem "O Auto da Compadecida 2", de Guel Arraes. A produção é uma parceria com a RioFilme, por meio do edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio de Janeiro - Cash Rebate, de 2023.

O Polo Cine Vídeo pertence à Prefeitura do Rio, mas é administrado pela Quanta desde junho de 2022, quando a empresa firmou uma parceria público-privada com o município por meio da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar). Em contrapartida, o contrato estabelecido pela Prefeitura determina que a empresa invista R$ 92 milhões no espaço. Os investimentos estão transformando o Polo Cine Vídeo em um dos maiores complexos de estúdios da América Latina.

Segundo o cronograma de obras divulgado pela Quanta, estão previstas as inaugurações dos blocos 3 em setembro, 1 e 2 em dezembro e 4 em março. Serão 16 estúdios no polo com estrutura de ponta para receber produções de todos os tamanhos e gêneros, inclusive com recursos digitais de última geração.

Investimentos recordes e mais de R$ 570 milhões na economia carioca

Os investimentos da Prefeitura no setor do audiovisual nos últimos três anos movimentaram mais de R$ 570 milhões na economia do município. Desde 2021, foram mais de R$ 139 milhões de investimentos por meio da RioFilme, e estima-se que as ações de fomento atraíram potencialmente outros R$ 431 milhões para a cidade.

"A indústria audiovisual tem dois aspectos. No econômico, nós geramos empregos, renda e movimenta a economia da cidade. E no aspecto de identidade reflete toda a nossa produção criativa, tudo aquilo que consideramos parte do nosso arcabouço civilizatório que transferimos para aa telas e telinhas. Esse investimento é muito abrangente nesse sentido, porque trata da nossa identidade e da nossa economia", disse Marcelo Calero.

Dados da RioFilme apontam que quase cinco mil postos de trabalho foram gerados na área técnica, e outros quase sete mil entre atores e figurantes. A empresa investiu também em mais de 70 cursos de formação profissional na área do audiovisual, propiciando que 386 alunos pudessem se qualificar e serem inseridos no mercado de trabalho.

A respeito da democratização dos recursos distribuídos pela RioFilme, recentemente a empresa divulgou o resultado de sua política afirmativa, que atua por meio de pontuações adicionais a grupos minorizados em seus editais. Em 2023, quase 80% das propostas aprovadas pela RioFilme são lideradas por mulheres, 61% por pessoas negras e 37% por pessoas que vivem em áreas de maior vulnerabilidade social da cidade, em zonas de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo.