Mulheres.Tech terá mais de mil alunas em aulas grátis

Prefeitura realizou aula inaugural do curso de tecnologia 'Mulheres.Tech'

Por

As novas turmas vão reunir 1.050 alunas para estudarem tecnologia da informação

A secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Lidiane de Paula, participou, na quinta (6), da aula inaugural da quarta edição do programa Mulheres.Tech, que contará com 1.050 alunas. O projeto oferece cursos gratuitos na área de tecnologia da informação para a população feminina, em parceria com o Senac-RJ.

"As mulheres têm que se capacitar nesta área de tecnologia. Essa é a quarta edição do Mulheres.Tech que estamos fazendo. Temos esse grande parceiro que é o Senac, que traz a qualificação necessária para as mulheres acessarem o mercado de trabalho e gerarem renda. Existe uma procura enorme no mercado por profissionais de tecnologia e são poucas as mulheres qualificadas para serem contratadas nesta área", afirmou a secretária da Mulher, Lidiane de Paula.

O programa Mulheres.Tech já capacitou mais de mil mulheres para o mercado de trabalho. Em sua quarta edição, o curso terá duração de três meses e as alunas poderão se formar em informática fundamental, analista de dados big data, programação em PHP, photoshop, autocad, criação de loja online, desenvolvedor back-end.java, excel dashboard, entre outros. Elas vão receber ajuda para a passagem e uma bolsa de R$ 400.

"Estamos abrindo hoje 1.050 vagas com a oferta de 10 cursos. As aulas serão em cinco unidades do Senac com 42 turmas ao todo. Estamos expandindo e muito essa parceria de extrema importância com a Prefeitura. O mercado de TI é pouco explorado pelas mulheres e agora estamos contribuindo para a inserção delas nesta área", disse o diretor de Operações Compartilhadas do Senac-RJ, Pedro Teixeira.

O Mulheres.Tech é um dos programas de capacitação profissional oferecidos pela Secretaria da Mulher dentro do eixo de autonomia econômica para as mulheres cariocas a partir do acesso ao mercado de trabalho. Ao todo, a Secretaria da Mulher já capacitou em seus cursos de de formação mais de 200 mil mulheres, desde 2021. São cursos na áreas da Indústria, Beleza, Informática e de Idiomas, entre outras. Ao longo do ano são oferecidas diferentes vagas, sempre gratuitas, nos cursos do programa Mulheres do Rio, das Casas da Mulher Carioca, do programa Mulher Cidadã e de instituições parceiras.

Um nova empreendedora depois dos 50 anos

Empolgada com a primeira aula, Suely Gonçalves, de 57 anos, conta que começou a aprender informática depois dos 50 anos, incentivada pelo filho Victor Afonso. Moradora do Jacaré, ela se formou em Recursos Humanos, por meio do Ensino à Distância (EAD). Como não conseguiu uma oportunidade no mercado de trabalho, decidiu investir em outra carreira, a de empreendedora.

"Estou em busca de capacitação para poder prestar um serviço de melhor qualidade aos clientes. Vou fazer o curso de criação de loja online para aprender a empreender, quero montar um brechó. Eu sou uma cliente de brechó, adoro coisas vintage. É um processo de reciclagem, de aproveitamento de peças que têm uma história e que passam para outras pessoas, evitando de ser jogada fora. Estou muito feliz com esta oportunidade", disse.