Segunda edição do 'Jovens Negociadores pelo Clima'
A cidade do Rio de Janeiro sediará mais uma edição do programa Jovens Negociadores pelo Clima, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC), em parceria com a Climate Hub Rio, da Universidade de Columbia, o Observatório Internacional da Juventude (OIJ) e o Instituto PerifaLab. O lançamento da segunda edição do programa foi realizado na quinta (20), no Palácio da Cidade, em Botafogo. Participaram da cerimônia o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal da Casa Civil, Lucas Padilha, a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Eliana Cacique, a vereadora e ex-secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio, além de jovens que estiveram na primeira edição do Jovens Negociadores pelo Clima.
"O que criamos aqui, como governo, como poder público em parceria com outras instituições, é um grupo de pessoas que vai estabelecer instrumentos de pressão. O debate, a pressão política, essa oportunidade que se abre aqui, é a criação de uma massa crítica para que esse tema seja realmente enfrentado por conta da sua gravidade", afirmou Eduardo Paes.
Após o sucesso da primeira edição, em 2023, a iniciativa retorna ao Rio a fim de capacitar 100 jovens líderes cariocas, especialmente aqueles provenientes de periferias, negros, indígenas e LGBTQIA , como negociadores climáticos eficazes, representando as perspectivas e urgências da juventude brasileira na Agenda do Clima do Brasil e da ONU. Por meio de atividades práticas e teóricas, o programa desenvolverá habilidades para a participação em debates climáticos em níveis local, regional e internacional. O objetivo é equipar os jovens líderes com o conhecimento técnico, habilidades de negociação e capacidade de engajamento e persuasão necessários para defender efetivamente a Agenda do Clima do Brasil e os direitos das comunidades vulneráveis.