Firjan SENAI e Prefeitura trazem 580 vagas em cursos gratuitos
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) assinou um acordo de cooperação com a Firjan SENAI para o oferecimento de 580 vagas em cursos gratuitos aos trabalhadores cariocas. Em julho, começarão as aulas de formações valorizadas no mercado, como programador Back-End (cujas mensalidades chegam a custar mais de R$ 1 mil nas escolas privadas) e para editor de vídeo (que será oferecido com carga de 200 horas). Estes e outros 23 cursos serão oferecidos em diversas unidades da Firjan SENAI espalhadas por toda a cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. Tudo de graça, e contemplando capacitações para os empregos verdes, como para instaladores de sistemas fotovoltaicos, que será dada na Firjan SENAI Tijuca.
"A retomada do processo de desenvolvimento nacional só vai ser construída quando tivermos a capacidade de reconstruir a indústria nacional. A gente precisa virar a chave da mão de obra desqualificada pela mão de obra qualificada, e isso só vai ser possível com investimentos massivos em capacitação e qualificação profissional", afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.
Das 580 vagas que serão abertas, 80 estarão destinadas aos beneficiários do Seguir em Frente, programa da Prefeitura do Rio de assistência à população em situação de rua. As inscrições para todas as vagas serão realizadas mediante encaminhamento das unidades da Central do Trabalhador administradas pela SMTE e presentes em sete bairros da cidade.