Por:

Biblioteca Machado de Assis reaberta

O Sesc RJ inaugurou, na terça (2) a Biblioteca Machado de Assis, em Botafogo, a primeira unidade da instituição no bairro da Zona Sul do Rio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, no âmbito do programa Bibliotecas do Amanhã, que visa recuperar e modernizar espaços de leitura da cidade, ampliando a visão das bibliotecas como espaço de convivência e conhecimento.

O espaço abre as portas com um acervo renovado que já conta com 5 mil obras, disponível para consulta e empréstimos. Também já estão abertos o auditório, a sala com computadores e o espaço infantojuvenil. A biblioteca ganhará, em breve, três salas multiuso e um espaço ACT - Arte, Ciência e Tecnologia, uma marca do Sesc RJ que oferece, além de cursos, equipamentos digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até o protótipo. Com computadores, impressoras 3D e equipamentos de fabricação digital, o espaço fomentará a cultura maker e a divulgação científica.

Localizada na Rua Farani, 53, confluência dos bairros de Botafogo, Laranjeiras e Flamengo, a Biblioteca Machado de Assis foi criada em 1956 e ocupa uma antiga residência em estilo neoclássico construída pela família Castro Maya, em 1929. Em 1996, o imóvel foi ampliado com a construção do anexo, que incluiu o auditório e o salão de referência. Fechada para obras desde 2020, o local agora reabre as portas para estudo individual ou em grupo, assistência e orientação à pesquisa, e uma variedade de eventos culturais como apresentações, oficinas e debates.

"A leitura é uma atividade que estimula o pensamento crítico e fornece as bases para o exercício da cidadania. O Sesc acredita nisso, e atua fortemente para a formação de leitores. Queremos que espaços como esse sirvam como lugares de fruição e produção cultural, estudo e integração da comunidade. Ofereceremos à região tudo que o Sesc tem a oferecer no âmbito das artes e do bem-estar, assim como já estamos fazendo na Ilha do Governador", declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Na inauguração, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, representando o prefeito Eduardo Paes, celebrou a reabertura da biblioteca e destacou o papel do Sesc RJ na promoção da leitura.

"Esse é mais um espaço que entregamos à comunidade em parceria com o Sesc RJ, essa instituição essencial à nossa cultura. O Rio foi eleito a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título da Unesco de Capital Mundial do Livro, em virtude da excelência de seus programas de promoção do livro e da leitura. No próximo ano, diversas ações e eventos de fomento à literatura vão ocupar a cidade. E este espaço contribuirá com isso", declarou Calero.