Por: POR MARCELO PERILLIER

Biblioteca Municipal Ziraldo foi inaugurada na Barra

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) inaugurou a Biblioteca Municipal Ziraldo, dentro da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O novo espaço público de leitura da cidade funcionava como sala de leitura, mas agora passa a integrar o projeto Bibliotecas do Amanhã, da Prefeitura do Rio, cujo objetivo é a recuperação e a modernização das unidades municipais.

Acessibilidade, tecnologia, acervo e fruição cultural são os quatro pilares do Bibliotecas do Amanhã. A leitura é a porta de entrada no exercício da cidadania. O investimento é de mais de R$ 30 milhões, recursos que contemplam a aquisição de acervo, inclusive acessível, novo mobiliário, reformas estruturais e a implementação de um programa educativo e cultural para cada espaço. A ideia é que as bibliotecas e salas de leitura sirvam como lugares de fruição e produção cultural, além de espaço de estudo e integração da comunidade. Todas elas emprestam livros gratuitamente, basta levar uma foto 3×4 e um comprovante de residência.

A Biblioteca Municipal Ziraldo oferece acervo de mais de sete mil títulos, computadores com acesso à internet e um amplo espaço onde os leitores podem aproveitar como um ambiente de convivência e conhecimento. O local também abriga um importante acervo do renomado cartunista, desenhista, escritor e jornalista mineiro (1932-2024), que deixou um relevante legado para o cenário artístico e cultural do Brasil.

A unidade de leitura é uma homenagem ao criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho e um dos mais aclamados escritores infantis de seu tempo, que faleceu aos 91 anos.