Por: POR MARCELO PERILLIER

Estado do Rio lança primeiro edital voltado à Capoeira

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lançou o edital de credenciamento "Iê Meu Mestre", com cem vagas e premiação total de R$ 1,5 milhão. Esta é a primeira chamada pública voltada especificamente para o segmento na história do estado do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas na plataforma Desenvolve Cultura.

"Estamos atentos às demandas da população e foi através do processo de escuta que desenhamos este edital. A Roda de Capoeira e o Ofício de Mestra e Mestre de Capoeira são bens culturais de todos os cidadãos brasileiros, incluindo os que habitam os 92 municípios do Rio de Janeiro, e nós, enquanto poder público, devemos cumprir com o papel de garantir que tais bens sejam salvaguardados", ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O edital é voltado apenas a Mestres e Mestras de Capoeira, com idade igual ou superior a 50 anos completos na data de inscrição da proposta, e vai garantir premiações de R$ 15 mil.

"Nessa fase do cadastro, 350 capoeiristas cumpriram com todos os requisitos, ou seja, além de preencherem o formulário, enviaram a documentação comprovatória demonstrando as suas formações e atuações. Foi um grande esforço organizar todos esses documentos que, agora, estão arquivados formando uma base de informações sólida. Além do mais, com os dados poderemos pensar em outras ações, como um mapeamento mais profundo, por exemplo", diz Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac.

No ato da inscrição, serão aceitas propostas voltadas para o desenvolvimento do patrimônio cultural no Rio de Janeiro.