Por:

Museu do Rock está mais perto de ser feito na Lapa

A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) informa que está dando prosseguimento a um projeto para abrigar um Museu do Rock em um terreno de 700 metros quadrados de área livre no coração do bairro da Lapa. A ideia do centro cultural surgiu a partir das demandas de coletivos da classe artística por mais reconhecimento pelo ritmo musical.

Um projeto básico elaborado pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) já foi aprovado e uma opção de fachada já foi idealizada. Logo, o plano para dar prosseguimento ao projeto executivo já está em estágio avançado para que o Museu do Rock se torne um polo cultural para mostrar a história de quase 70 anos do ritmo musical no Brasil.

O Rock é um estilo musical que explodiu no Brasil por volta dos anos 80. Considerando essa importância, a Funarj acredita que o museu tem a capacidade de celebrar o ritmo como parte do patrimônio cultural e perpetuar o seu impacto no comportamento da juventude.

O envolvimento dos "rockeiros" e familiares também pode ser destacado pelo interesse absoluto na criação do centro cultural e movimentação de doações, incluindo um acervo de itens relacionados à história do cantor Jerry Adriani, com troféus históricos e o violão utilizado pelo artista.

Vale ressaltar que a cultura do Rock é um fenômeno presente e atual nas ruas do Rio de Janeiro. A cidade abriga um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio, que surgiu em 1985 e já está se espalhando para o mundo. Ao longo da sua história, o evento já teve 22 edições, sendo nove no Brasil, nove em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos.